A análise textual discursiva como caminho para a compreensão de histórias de vida em pesquisa educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.22.v7.n20.p145-161

Palavras-chave:

Análise textual discursiva, Metodologia de análise, História de vida

Resumo

A abordagem metodológica com histórias de vida tem sido utilizada na pesquisa educacional. Este estudo investiga como a Análise Textual Discursiva (ATD), desenvolvida por Morais e Galiazzi (2016), corrobora a compreensão e a interpretação das histórias de vida dos sujeitos. Fez-se necessário caracterizar as etapas do ciclo de análise da ATD, exemplificando-as com dados de pesquisa de mestrado (AUTOR, 2018). Direciona-se pela abordagem qualitativa. Concluiu-se que a ATD se adequa à análise de narrativas (auto)biográficas, por orientar o reconhecimento de significados, a organização em torno de categorias e a auto-organização textual, que comunica os resultados da pesquisa.

 

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Biografia do Autor

Sueli Rodrigues da Rocha, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), Especialização em Coordenação Pedagógica pela mesma universidade (2013) e Mestrado em Educação Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) (2018). Exerce o cargo de Professora  do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do IFRN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino da Língua Portuguesa e Literatura. Desenvolve pesquisas a partir de histórias de vida desde 2018. É membro do Núcleo de Pesquisa em Educação - NUPED/IFRN.

Ana Lúcia Sarmento Henrique, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora lotada no Campus Natal Zona Leste do IFRN. Doutora em Educação pela Universidade Complutense de Madrid, licenciada (1983) e mestre (1996) em Letras pela UFRN. Atuou  naelaboração de material didático para o curso Técnico de Nível Médio Integrado na modalidade Educação de Jovens e Adultos (presencial e a distância). Atuou como professora na especialização do Proeja (2008, 2009 e 2010), no Curso de Aperfeiçoamento de Professores do Município (2009, 2010 e 2011) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN. É membro do Núcleo de Pesquisa em Educação - NUPED/IFRN.

Ilane Ferreira Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991), mestrado em Estudos da Linguagem (1996) e doutorado em Educação (2002) pela mesma universidade. Atualmente é professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP).  É editora da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica - RBEPT/IFRN. Tem experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em literatura e história da educação. É membro do Núcleo de Pesquisa em Educação - NUPED/IFRN.

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Publicado

2022-05-14

Como Citar

ROCHA, S. R. da .; HENRIQUE, A. L. S. .; CAVALCANTE, I. F. . A análise textual discursiva como caminho para a compreensão de histórias de vida em pesquisa educacional. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 145–161, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.22.v7.n20.p145-161. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10312. Acesso em: 21 dez. 2024.