Estratégias de visibilização do MST

Educação e identidade coletiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.15420

Palavras-chave:

Formação, Identidade coletiva, Movimentos Sociais, MST

Resumo

O artigo discute a organização, a concepção de educação, os princípios pedagógicos e filosóficos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Além disso, dialoga com as estratégias do movimento social para divulgar o trabalho de escolas em assentamentos e acampamentos na formação de identidades coletivas. Além da pesquisa bibliográfica com fontes primárias e secundárias, foi realizada análise do material publicado no site (MST, 2022; 2022a; 2022b; 2022c) e redes sociais do Movimento (MST, 2022d), bem como entrevistas. As considerações finais indicam rever o alcance da divulgação para favorecer a ampliação do entendimento da população, para além do que noticia a mídia tradicional sobre os objetivos educacionais e formação dos Sem Terra. A ampliação do escopo das publicações do MST, pode contribuir para visibilizar a pedagogia do Movimento, além de favorecer a reelaboração das representações sociais do Movimento diante da sociedade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Merlim Moraes, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense; Professora Adjunta da área de Organização do Trabalho na Escola, do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento e pesquisadora do GRUPPE - Grupo de Políticas Públicas de Educação e do NEED – Núcleo de Estudos em Educação Democrática.

Referências

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 23 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

MORAES, Viviane Merlim. A importância da formação de identidades coletivas nas escolas de ensino médio do MST como enfrentamento às desigualdades sociais. São Paulo: Instituto Lula, 2022. No prelo.

MST. Dossiê MST Escola. Documentos e estudos 1990-2001. São Paulo: Expressão Popular, 2005. (Caderno de Educação, n. 13, Edição Especial).

MST. Conheça o Plano Nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”. 11 maio 2021. Disponível em: https://mst.org.br/2021/05/11/conheca-o-plano-nacional-plantar-arvores-produzir-alimentos-saudaveis/. Acesso em: 18 abr. 2022.

MST. MST Educação. 21 abr. 2022a. Disponível em: https://mst.org.br/educacao/. Acesso em: 21 abr. 2022.

MST. 1º acampamento pedagógico da juventude Sem Terra em Roraima lança carta aberta em defesa da vida. 26 abr. 2022b. Disponível em: https://mst.org.br/2022/04/26/io-acampamento-pedagogico-da-juventude-sem-terra-em-roraima-lanca-carta-aberta-em-defesa-da-vida/. Acesso em: 28 abr. 2022.

MST. Encontro debate educação e agroecologia nas escolas do campo do Ceará. 11 abr. 2022c. Disponível em: https://mst.org.br/2022/04/11/encontro-debate-educacao-e-agroecologia-nas-escolas-do-campo-no-ceara/. Acesso em: 28 abr. 2022.

MST. Página do Facebook. 15 out. 2022d. Disponível em: https://www.facebook.com/MovimentoSemTerra . Acesso em: 15 out. 2022.

PISTRAK, M. M. A escola-comuna. Tradução: Luiz Carlos de Freitas. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

PISTRAK, M. M. Fundamentos da escola do trabalho. Tradução: Luiz Carlos de Freitas. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

RAVENNA, M. Os sem terrinha. Uma história da luta social no Brasil. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2020.

ROSSETTO, E. R. A. A organização do trabalho pedagógico nas cirandas infantis do MST. Lutar e brincar faz parte da escola de vida dos sem terrinha. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2021.

TOURAINE, A. Production de la société. Paris: Editions du Seuil, 1973.

Publicado

2023-10-10

Como Citar

MORAES, V. M. Estratégias de visibilização do MST: Educação e identidade coletiva . Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 8, n. 00, p. e023003, 2023. DOI: 10.29378/plurais.v8i00.15420. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/15420. Acesso em: 22 nov. 2024.