JEAN-LUC GODARD E A EDUCAÇÃO: o exemplo de La Chinoise (A Chinesa, 1967)

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.146-168

Mots-clés :

Educação, La Chinoise, Gêneros do Discurso, Gêneros de Atividade, Jean-Luc Godard

Résumé

Decorridos cerca de cinco décadas após o seu lançamento em 1967, a película La Chinoise (A Chinesa), de Jean-Luc Godard, não cessou de produzir efeito junto aos espectadores e admiradores da obra do cineasta francês. Nesse sentido, a película La Chinoise, compreende determinados elementos em seu interior que sinalizam para o fato de que a educação, entendida como um processo de formação dos indivíduos, parece ser manejada, tendo por objetivo impelir, insuflar os integrantes da célula de estudos Aden Arábia à ação revolucionária. Nesse tocante, o manuseio de textos canônicos do marxismo (de Mao Zedong, dentre outros), proclamados em voz alta, indicaria determinados procedimentos de ensino-aprendizagem, que, conjugados a determinados métodos e instrumentos, tais como o uso da lousa, cartazes, esquetes, traduzem formas de ensino que contribuiriam para que os militantes propiciem a revolução. Desta forma, conceitos como gêneros do discurso provenientes de Mikhail Bakhtin e gêneros de atividade, tematizado por Daniel Faïta, tornam-se fundamentais para entender La Chinoise e sua relação com a educação.

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Biographie de l'auteur-e

Jailson Dias Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em História (Universidade Federal de Uberlândia, 2017). Professor de História da rede estadual de Ensino de Uberlândia. Pesquisa sobre cinema e história, atuando, principalmente, em historiografia clássica do cinema brasileiro; história, cinema e modernidade. E-mail: carvalho_jailson@yahoo.com.br

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Publié-e

2020-06-28

Comment citer

CARVALHO, J. D. JEAN-LUC GODARD E A EDUCAÇÃO: o exemplo de La Chinoise (A Chinesa, 1967). Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 4, n. 2, p. 146–168, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.146-168. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7116. Acesso em: 18 juill. 2024.