ENUNCIAÇÕES ESTÉTICAS EM VÍDEOS ESCOLARES NA CULTURA DIGITAL: por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.132-144

Mots-clés :

Enunciação Estética, Trabalhos Escolares, Paródias Videográficas Escolares, Cultura Digital, Vídeos Juvenis

Résumé

Uma típica comunicação contemporânea é cada dia mais carregada pelo componente estético enunciado em muitos trabalhos escolares juvenis em vídeos definidos como paródias no YouTube. Nesse sentido, esse ensaio propõe a reflexão de uma típica produção contemporânea juvenil baseada na narrativa videográfica. Trata-se de uma comunicação dialógica onde quem vê algo, vê e (re)age atribuindo sentidos que não só técnica e/ou criticamente, pois que o faz com todos seus poros, dilatando seu olhar com todas as pupilas materiais e imateriais de seu corpo, pele e alma. Uma produção que se mantém ativada na relação dinâmica também com fruidores/leitores dessas comunicações e que, em sintonia com a cultura digital, convida-nos a investigar a relação discursiva enunciada esteticamente nessas narrativas dispostas nas paródias videográficas escolares.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Cintia Ines Boll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Departamento de Estudos Especializados e programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1089-3271. E-mail: cintia.boll@ufrgs.br

Daniel Nehme Muller, Escola Técnica Santo Inácio e Faculdade Monteiro Lobato

Escola Técnica Santo Inácio e Faculdade Monteiro Lobato. Desenvolvedor de software e sócio da Conexum Sistemas Computacionais Inteligentes Ltda. Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4845-4557. E-mail: daniel@conexum.com.br

Maristela Rossato, Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia

Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia - Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento. Professora do Programa de Pós-Graduação Psicologia do Desenvolvimento e Escolar. Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2009). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6457-9005. E-mail: maristelarossato@gmail.com

Margarete Axt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Aposentada, atuando como colaboradora convidada nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE). Doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5117-9894. E-mail: maaxt@ufrgs.br

Wilsa Maria Ramos, Universidade de Brasília

 

Téléchargements

Publié-e

2020-06-28

Comment citer

BOLL, C. I.; MULLER, D. N.; ROSSATO, M.; AXT, M.; RAMOS, W. M. ENUNCIAÇÕES ESTÉTICAS EM VÍDEOS ESCOLARES NA CULTURA DIGITAL: por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 4, n. 2, p. 132–144, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.132-144. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7115. Acesso em: 18 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático