Estilos evaluativos de profesores secundarios en el marco de la cultura evaluativa escolar
DOI :
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n2.%25pMots-clés :
Evaluación Escolar, Estilo Evaluador, Cultura EvaluativaRésumé
El objetivo del presente trabajo es develar el estilo evaluativo de profesores de enseñanza secundaria de un establecimiento municipal de Chile a la luz de la cultura evaluativa escolar. Considerada como una temática innovadora dentro de esta disciplina educativa, el estilo evaluador del docente, se relaciona directamente con sus formas de comprender y utilizar la evaluación. Para ello, se aplicó un cuestionario que brinda diferentes perfiles evaluadores según las etapas del proceso evaluativo, bajo la dicotomía positivista y naturalista, los cuales se constituyen en los principales referentes paradigmáticos de la evaluación asociada a aprendizajes. Dentro de los principales resultados, al considerar la generalidad de los docentes, destaca en el carácter difuso del estilo evaluador con una leve tendencia al paradigma naturalista, sin embargo, al considerar los resultados por asignaturas, se manifiesta la tendencia mayoritariamente positivista de aquellos pertenecientes a las áreas de aprendizaje científico, matemático y técnico profesional.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2018-09-13
Comment citer
FRITZ, P. S.; MUÑOZ, D. R. Estilos evaluativos de profesores secundarios en el marco de la cultura evaluativa escolar. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 3, n. 2, p. 27–41, 2018. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n2.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5304. Acesso em: 22 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Dossiê Temático
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.