Inclusão Escolar: O Desafio de Um Novo Paradigma de Escola
DOI :
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n3.64-77Mots-clés :
Educação Inclusiva, Inclusão Escolar, Paradigma da CiênciaRésumé
O estudo aborda o processo de transição paradigmática da ciência moderna para a ciência pós-moderna. Buscou-se analisar a ressignificação da Educação Inclusiva na escola, caracterizar o paradigma dominante e emergente, identificar os paradigmas da institucionalização, descrever as tipologias de escola tradicional, integrativa e inclusiva. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica onde se se constituiu a análise da literatura publicada em livros, artigos de revistas impressas e eletrônicas. O estudo incluiu 17 referenciais indexados na base de dados: Scielo e Google acadêmico. A crise do paradigma aponta os contornos do paradigma emergente na perspectiva da efetiva inclusão escolar. Refere-se à Educação Inclusiva como um novo processo de produção e de apropriação do conhecimento e como uma nova forma de estar na relação.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.