Um Recorte Histórico das Políticas da Educação de Jovens e Adultos no Município de São Paulo para Pensar: Os Desafios Contemporâneos Dessa Modalidade De Ensino
DOI :
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%25pMots-clés :
EJA. Políticas públicas. Pesquisa.Résumé
O artigo traz um histórico das políticas relativas à Educação de Jovens e Adultos, no município de São Paulo, desde 1989, para identificar os avanços e retrocessos dessa modalidade, bem como alguns fenômenos que se revelam no desenvolvimento das iniciativas, que apontam os desafios contemporâneos dessa modalidade de ensino, entre os quais destacamos a juvenilização do público que a acessa. O recorte histórico e sociopolítico proposto aponta para questões que ensejam pesquisa e as considerações finais apontam para o fato de que o maior desafio contemporâneo para a EJA seja o reconhecimento de que sua identidade vem mudando no tempo, sem que os problemas que já se encontravam em seu surgimento tenham sido superados e sem que se tenha percebido suas mudanças com clareza. Além disso, esse reconhecimento sugere duas consequências de natureza complexa: a necessidade de revisão dos problemas que assolam o próprio ensino regular, por um lado, e a necessidade de identificação de necessidades com consequente criação de alternativas para atender as demandas efetivas de uma escolarização supletiva que se impõem na contemporaneidade, por outro.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2016-08-29
Comment citer
CORTE, L. C.; ROGGERO, R. Um Recorte Histórico das Políticas da Educação de Jovens e Adultos no Município de São Paulo para Pensar: Os Desafios Contemporâneos Dessa Modalidade De Ensino. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 2, 2016. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2677. Acesso em: 22 déc. 2024.
Numéro
Rubrique
Dossiê Temático
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.