Síndrome de Burnout entre estudantes de medicina da região sudoeste da Bahia e sua associação com estratégias de regulação emocional
DOI :
https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.19065Mots-clés :
Esgotamento psicológico, Esgotamento emocional, Estudantes de medicina, Regulação emocional, Saúde mentalRésumé
O presente estudo tem por objetivo verificar a prevalência da Síndrome de Burnout (SB) entre estudantes de medicina e sua associação com os níveis de regulação emocional. Este estudo transversal, descritivo e de abordagem quantitativa, foi realizado com 176 estudantes de medicina de três universidades bahianas, avaliados por um questionário online, com questões sociodemográficas e escalas de autorresposta para investigação da Síndrome de Burnout e estratégias de regulação emocional, ambas validadas para o português. A amostra caracterizou-se por jovens entre 17 e 30 anos, em sua maioria mulheres, que vivem longe de suas famílias. A prevalência de SB foi de 10,8%, sendo que 1 a cada 5 estudantes revelou índices elevados para exaustão emocional e 64% deles necessitou de atendimento psiquiátrico ou psicológico após ingresso na graduação. Verificou-se correlação positiva entre os índices de Burnout e as estratégias desadaptativas. Os resultados exigem medidas institucionais preventivas e atenção especializada aos discentes.
Téléchargements
Références
AGUIAR, R. L. B.; AGUIAR, M. C. M.; MERCES, M. C. Síndrome de Burnout em estudantes de medicina de universidade da Bahia. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, Salvador, v. 7, n. 2, p. 267-276, 2018. DOI: 0.17267/2317-3394rpds.v7i2.1893. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/view/1893. Acesso em: 04 nov. 2023.
ANDRADE, L. H.; WANG, Y-P.; ANDREONI, S; SILVEIRA, C. M.; ALEXANDRINO-SILVA, C.; SIU E. R.; et al. Mental Disorders in Megacities: Findings from the São Paulo Megacity Mental Health Survey, Brazil. PLOS ONE, San Francisco, v. 7, n. 2, e31879, 2012. DOI: 10.1371/journal.pone.0031879. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0031879. Acesso em: 04 nov. 2023.
BONI, R. A. S.; PAIVA, C. E.; DE OLIVEIRA, M. A.; LUCCHETTI, G.; FREGNANI, J. H. T. G.; PAIVA, B. S. R. Burnout among medical students during the first years of undergraduate school: Prevalence and associated factors. PLOS ONE, San Francisco, v. 13, n. 3, e0191746, 2018. DOI: 10.1371/journal.pone.0191746. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0191746. Acesso em: 04 nov. 2023.
CAMPOS, J. A. D. B.; MAROCO, J.. Adaptação transcultural Portugal-Brasil do Inventário de Burnout de Maslach para estudantes. Revista de Saúde Pública, v. 46, n. 5, p. 816–824, out. 2012. DOI: 10.1590/S0034-89102012000500008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/nWPm849XSrsygvbC7mfr9Bs/?lang=en#. Acesso em 15 nov. 2023.
CANGUR, S.; ERCAN, I. Comparison of model fit indices used in structural equation modeling under multivariate normality. Journal of Modern Applied Statistical Methods, Detroit, v.14, n. 1, p. 152-167, 2015. DOI: 10.22237/jmasm/1430453580. Disponível em: https://digitalcommons.wayne.edu/jmasm/vol14/iss1/14/. Acesso em: 04 nov. 2023.
CARLOTTO, M. S.; NAKAMURA, A. P.; CÂMARA, S. G. Síndrome de Burnout em estudantes universitários da área da saúde. PSICO, Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 57-62, jan./abr. 2006.
CHAGAS, M. K. S.; MOREIRA JUNIOR, D. B.; CUNHA, G. N.; CAIXETA, R. P.; FONSECA, E. F. Síndrome de Burnout em acadêmicos de medicina. Rev Med Saúde Brasília, Brasília, v. 5, n. 2, p. 234-45, 2016.
DISTEFANO, C.; MCDANIEL, H. L.; ZHANG, L.; SHI, D.; JIANG, Z. Fitting large factor analysis models with ordinal data. Educational and Psychological Measurement, Los Angeles, v. 79, n. 3, p. 417–436, 2019. DOI: 10.1177/0013164418818242. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0013164418818242. Acesso em: 04 nov. 2023.
GIL-CALDERÓN, J.; ALONSO-MOLERO, J.; DIERSSEN-SOTOS, T.; GÓMEZ-ACEBO, I.; LLORCA, J. Burnout syndrome in Spanish medical students. BMC Med Educ., USA, v. 21, n. 231, 2021. DOI: 10.1186/s12909-021-02661-4. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-021-02661-4. Acesso em: 04 nov. 2023.
GONÇALVES, C. I. R. V. B. Síndrome de Burnout em: Estudantes de Medicina. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2016. Disponível em https://core.ac.uk/download/pdf/143407341.pdf. Acesso em: 04 nov. 2023.
GRICE, J. W. Computing and evaluating factor scores. Psychological Methods, Washington (DC), v. 6, n. 4, p. 430-450, 200. DOI: 10.1037/1082-989X.6.4.430. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2F1082-989X.6.4.430. Acesso em: 04 nov. 2023.
GUIMARÃES, L.A.M; CARDOSO, W.L.C.D. Atualizações da síndrome de Burnout. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.
JORGENSEN, T. D.; PORNPRASERTMANIT, S.; SCHOEMANN, A. M.; ROSSEEL, Y. SemTools: Useful tools for structural equation modeling (version 0.5-5). [Computer software]. 2020. Disponível em: https://CRAN.R-project.org/package=semTools. Acesso em: 6 ago. 2023.
KINRYS, G.; WYGANT, L. E. Anxiety Disorders in women: does gender matter to treatment? Brazilian Journal of Psychiatry, São Paulo, v. 2, p. s43–s50, out. 2005. DOI: 10.1590/S1516-44462005000600003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbp/a/BFx4r3BVv54Vy9Hh7FfmJnk/?lang=en. Acesso em: 04 nov. 2023.
KLINE, R. B. Principles and Practice of Structural Equation Modeling. 4. ed. New York: Guilford, 2016.
LAI, K.; GREEN, S. B. The problem with having two watches: Assessment of fit when RMSEA and CFI disagree. Multivariate Behavioral Research, London, v. 51, n. 2-3, p. 220-239, 2016. DOI: 10.1080/00273171.2015.1134306. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00273171.2015.1134306. Acesso em 4 nov. 2023.
LEÃO, A. M.; GOMES, I. P.; FERREIRA, M. J. M.; CAVALCANTI, L. P. de G. Prevalência e fatores associados à depressão e ansiedade entre estudantes universitários de área da saúde em um grande centro urbano do Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, Fortaleza, v. 42, n. 4, p.55-65, out.-dez., 2018. DOI: 10.1590/1981-52712015v42n4RB20180092. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/kyYq35bwkZKHpKRTjyqjMYz/?lang=pt. Acesso em 15 nov. 2023.
LOGAN, J. A.; JIANG, H.; HELSABECK, N.; YEOMANS-MALDONADO, G. Should I allow my confirmatory factors to correlate during factor score extraction? Implications for the applied researcher. Quality & Quantity, Califórnia, v. 56, p. 2017-2031, 23 jul.2021. DOI: 10.1007/s11135-021-01202-x. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11135-021-01202-x. Acesso em: 4 nov. 2023.
MAIA, D. A. C, MACIEL, R. H. M. O., VASCONCELOS, J. A., VASCONCELOS, L. A., VASCONCELOS FILHO, J. O. Síndrome de Burnout em estudantes de medicina: relação com a prática de atividade física. Cadernos ESP, Fortaleza. v. 6, n. 2, p.50-9, 2012. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/57/62. Acesso em: 4 nov. 2023.
MARTINEZ MARTINEZ, I. M.; PINTO, A. M.. Burnout en estudiantes universitarios de España y Portugal y su relación con variables académicas. Aletheia, Canoas, n. 21, p. 21-30, jun. 2005. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942005000100003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 15 nov. 2023.
MASLACH, C. Burnout: The cost of caring. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1982.
MOURA, G.; BRITO, M.; PINHO, L.; REIS, V.; SOUZA, L.; MAGALHÃES, T. Prevalência e fatores associados à síndrome de burnout entre universitários: revisão de literatura. Psicol saúde doenças, v. 20, n. 2, p. 300-18, 2019. DOI: 10.1590/2317-6369000030318. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbso/a/rYHznR6WDDrF9v5Bs66M4Gf/. Acesso em: 4. nov. 2023.
OLIVEIRA, A. M. G.; ANDRADE, B. L.; FERREIRA, G. C.; MONTEAPERTO, J. V. M.; PERDUCA, R. G.; HUNGARO, T. A.; KURIHARA, A. C. Z. S. Prevalência da Síndrome de Burnout em estudantes da graduação de medicina. Revista Eletrônica Acervo Saúde, São Paulo, v. 13, n. 2, e5047, 2021. DOI: 10.25248/reas.e5047.2021. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/5047. Acesso em: 4 nov. 2023.
PARO, Helena Borges Martins da Silva. Empatia em estudantes de medicina no Brasil: um estudo multicêntrico. 2013. Tese (Doutorado em Ciências) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. São Paulo, Brasil, 2013.
PRADO, M. S. F. M.; NORTE, N. M.; DE CARVALHO, I. G. M.; DE SOUSA, I. F.; DE ALMEIDA, R. J.. Avaliação da Síndrome de Burnout entre estudantes do último ano de um curso de medicina do Brasil. Arch. Health. Sci, São José do Rio Preto, v. 26, n. 1, p. 41-46, 2019. DOI: 10.17696/2318-3691.26.1.2019.1207. Disponível em: https://ahs.famerp.br/index.php/ahs/article/view/95. Acesso em 15 nov. 2023.
R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria, 2020. Disponível em: https://www.R-project.org/ Acesso em 04 nov. 2023.
ROSSEEL, Y. lavaan: An R Package for Structural Equation Modeling. Journal of Statistical Software, [S. I.], v. 48, n. 2, p. 1-36, 2012. Disponível em: Disponível em: https://www.jstatsoft.org/index.php/jss/article/view/v048i02. Acesso em: 15 nov. 2023.
RUDINSKAITĖ I.; MAČIŪTĖ E.; GUDŽIŪNAITĖ G.; GERULAITYTĖ G.. Burnout Syndrome Amongst Medicine Students in Lithuania and Germany. Acta Médica Lituanica, Boston, v. 27, n.2, p. 53-60, 2020. DOI:https://doi.org/10.15388/Amed.2020.27.2.2. Disponível em: https://www.journals.vu.lt/AML/article/view/21912. Acesso em: 4 nov. 2023.
SANTOS, A. V. de F.; PORDEUS, G. V. F. T.; DE MELO, G. F.; AMORIM, T. S.; DA NÓBREGA, T. de A. D.; PAZ, R. M. et al. Síndrome de Burnout em acadêmicos de medicina. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 5, n. 4, p.13873-13881, jul./aug. 2022.
SCHÄFER, J. L.; CIBILS FILHO, B. R.; DE MOURA, T. C.; TAVARES, V. C.; ARTECHE, A. X.; KRITENSEN, C. H. Psychometric properties of the Brazilian version of the Cognitive Emotion Regulation Questionnaire. Trends in Psychiatry and Psychotherapy, v. 40, n. 2, p. 160–169, abr. 2018. DOI: 10.1590/2237-6089-2017-0074. Disponível em: https://www.scielo.br/j/trends/a/V9DBNDvMjrsHZ8rvp7hL4JC/?lang=en#. Acesso em 15 nov. 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Lisandra Maria Fontes Pereira Chagas, Ana Telma Pereira, Maria Ines Rosselli Puccia, Monalisa Nascimento dos Santos Barros (Autor) 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.