Os valores do capital na cultura digital e a formação da juventude componesa

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DOI :

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.15276

Mots-clés :

Valores do capital. Cultura digital. Juventude Camponesa.

Résumé

Discutimos, neste texto, a relação entre as bases do capitalismo e da cultura digital e quais influências deste processo na formação humana da juventude do campo. A cultura digital é a cultura da velocidade, do encurtamento das distâncias comunicacionais e comerciais, da intensidade, da possibilidade de trânsitos entre fronteiras nunca visitadas, do pensamento acelerado, da memória fora do corpo, da relação íntima mediada pelas máquinas, da aproximação com o desconhecido, das conversas instantâneas. Partindo desta constatação, avançamos para a compreensão de que a evolução tecnológica veloz pela qual passamos é, essencialmente, uma criação do capital cuja expansão implica ampliar suas redes, suas conexões, seus valores, os quais são incorporados não apenas às exigências do mercado de trabalho, mas a toda a sociabilidade. O movimento teórico, metodológico e analítico que orientou este trabalho tem a perspectiva histórico-dialética como base. A realidade concreta é ponto de partida do estudo e, ao mesmo tempo, ponto de chegada. O trabalho é parte de um estudo de doutoramento do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia que discutiu a Educação do Campo no Contexto da Cultura Digital. Problematizou-se que nesta cultura de profusão e hibridização de linguagens, os termos informação e comunicação extrapolam seus significados originais e assim, as tecnologias da informação e comunicação são mais do que ferramentas, são conteúdos culturais que atuam e desafiam a formação da juventude camponesa de múltiplas formas. Dentre as conclusões, vimos que tanto as formas, quanto o conteúdo gerado nas relações com as tecnologias, se constituem a partir de uma premissa de organização social que reúne desde os traços atuais da sociedade, até a projeção do que ela pode vir a ser.

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Ivânia Paula Freitas de Souza Sena, Universidade do Estado da Bahia

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gestão Pública Contemporânea e graduada em pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia na qual é Professora Assistente no Campus VII- Senhor do Bonfim onde coordenou o Curso de Pedagogia; a Especialização em Educação do Campo, o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET); o sub-projeto "Repensando a organização do trabalho pedagógico nas escolas do Campo multisseriadas" do Programa de Iniciação à Docência (PIBID/UNEB/CAPES): Coordenou o Projeto de extensão de formação continuada de professores do Campo - Conexões Camponesas, pelo Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial da UNEB (CAECDT), através do grupo de pesquisa Educação do Campo Trabalho, Contra hegemonia e emancipação humana. É membro fundadora e articuladora da Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública- REDAP e membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação- ANFOPE.

Maria Helena Silveira Bonilla, Universidade Federal da Bahia

possui graduação em Ciências, Licenciatura de Primeiro Grau, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Ciências, Licenciatura Plena, Habilitação em Matemática, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1997), doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2002), com estágio de pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA, de 2013 a 2017. Atualmente é professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, líder do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inclusão digital, software livre e políticas públicas.

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Publié-e

2022-12-29

Comment citer

SENA, I. P. F. de S.; BONILLA, M. H. S. Os valores do capital na cultura digital e a formação da juventude componesa. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 7, p. 1–23, 2022. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.15276. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/15276. Acesso em: 22 nov. 2024.

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Dossiê Temático: Enlace Entre Movimentos Sociais, Educação e Tecnologias