Mulheres na Educação Profissional: os desafios daquelas que acessam cursos técnicos historicamente masculinos

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DOI :

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14083

Mots-clés :

Educação profissional., mulheres, trabalho. cursos subsequentes

Résumé

A presente pesquisa está situada na área de Trabalho e Educação, vinculado à linha de pesquisa Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). O objetivo do texto é descrever quem são as mulheres que acessam os cursos subsequentes de uma instituição de Educação Profissional e problematizar ações necessárias para que as mulheres acessem, permaneçam e visualizem inserção no mundo do trabalho. Caracteriza-se como um  estudo qualitativo e exploratório, em que foram realizadas análises documentais e bibliográficas. Os instrumentos de produção de dados foram questionário semiestruturado, diário de campo, grupos focais e entrevistas. Os dados produzidos foram analisados sob o viés de análise de conteúdo, baseados nos seguintes eixos: quem são as mulheres estudantes dos cursos técnicos subsequentes do CTISM, quais os motivos de ingressarem, permanecerem e suas perspectivas para o mundo do trabalho. Os sujeitos da pesquisa foram as mulheres estudantes dos Cursos Subsequentes do CTISM, ingressantes nos anos 2018 e 2019. O estudo reconhece a importância de a política de Educação Profissional olhar para a trajetória das mulheres nos cursos de EPT, de pensar o ingresso e a permanência das mulheres e de serem desenvolvidas novas pesquisas com o foco nas mulheres na EPT. As mulheres que acessam os cursos subsequentes do CTISM têm, na maioria, entre 18 e 30 anos, são solteiras, possuem uma renda média familiar entre 1 e 2 salários mínimos e não possuem filhos. Os cursos subsequentes mostram-se fundamentais na trajetória das mulheres contribuindo para sua formação e para a inserção no mundo do trabalho.  Com isso, os resultados da pesquisa apontam para a importância de desenvolvimento de ações para a criação de redes de apoio e acompanhamento das mulheres estudantes dos Cursos de Educação Profissional e, em especial, para cursos historicamente “masculinos”.

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Bibliographies de l'auteur-e

Mariglei Maraschin, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.
Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação.

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano (2001), especialização em Gestão pelo Centro Universitário Franciscano (2003) e mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Atualmente é professora do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, do Curso Técnico em Eletrônica e do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria . Foi professora do Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete atuando nos cursos de Licenciatura em Química, Tecnólogo em Agroindústria e Técnico em Informática e coordenadora da Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA do Campus Júlio de Castilhos. Foi pesquisadora do grupo CAPES/PROEJA UFRGS. Atualmente é líder do grupo TransformAção - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e faz parte do Kairós/UFSM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, PROEJA, trabalho pedagógico, investigação-ação,aprendizagem e gestão escolar.

Thais da Silva Dorneles , Colégio Técnico Industrial de Santa Maria

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (UFSM). Universidade Federal de Santa Maria. Grupo de Pesquisa TransformAção (UFSM).

Martina Isnardo Gusmão , Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul

Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. Formada em Letras e Mestra em Educação Profissional e Tecnológia pela Universidade Federal de Santa Maria.

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Publié-e

2022-06-01

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MARASCHIN, M.; DA SILVA DORNELES , T. .; ISNARDO GUSMÃO , M. Mulheres na Educação Profissional: os desafios daquelas que acessam cursos técnicos historicamente masculinos. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 7, p. 1–21, 2022. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14083. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14083. Acesso em: 18 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático: Mulheres na Educação Profissional e Tecnológica