Diálogos sobre a socioeducação em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.10606

Palavras-chave:

Jovens em restrição e privação de liberdade, Socioeducação, Diálogos

Resumo

Nosso objetivo com este texto é convidar a uma reflexão crítica que visa auxiliar no processo de compreensão quanto às práticas socioeducativas, em especial, no atual contexto decorrente da pandemia causada pelo coronavírus (covid-19), momento em que os jovens em regime de privação de liberdade se viram desprovidos de qualquer forma de acesso à educação. Para tanto, os estudos foram realizados sob a ótica dos diálogos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) e da discussão sobre as possibilidades metodológicas de manutenção do processo educativo para esses jovens. Com o intuito de garantir sua sustentação, buscou-se aporte teórico em estudiosos como Antônio Costa, para debater sobre as concepções de socioeducação, Paulo Freire e seus ensinamentos sobre dialogicidade, educação cidadã, libertadora e/ou emancipatória e Elenice Onofre, dentro do viés da educação como inclusão social, utilizando ferramentas da pesquisa bibliográfica, em que se procurou correlacionar as teorias defendidas pelos respectivos autores e as práticas vivenciadas, tomando por base o Centro de Atendimento Socioeducativo de Cuiabá–MT (CASE/MT). A partir das análises reflexivas, os resultados apontam a necessidade premente de aprimorar o entrelaçamento entre as concepções teóricas apresentadas, as normatizações vigentes e as práticas sociopedagógicas, pois só assim será possível garantir um efetivo processo para a reinserção do jovem na sociedade, balizada numa prática que busca evitar reincidências, uma vez que as ferramentas socioeducativas ainda se mostram como o melhor instrumento para auxiliar na emancipação dos jovens em privação de liberdade e, por conseguinte, atuar na transformação social.

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Biografia do Autor

Kátia Aparecida da Silva Nunes Miranda, Universidade Federal de Mato Grosso

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorado em Educação (UFSCar). Núcleo de Estudos e Pesquisa Emancipatória em Linguagem (Nepel/UFMT) e integrante do Núcleo de Investigação e Práticas em educação nos espaços de restrição e privação de liberdade (EduCárceres/UFSCar). E-mail: katia-nmiranda@hotmail.com

Clóris Violeta Alves Lopes, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Doutorado em Educação (UFSCar); Núcleo de
Investigação e Práticas em educação nos espaços de restrição e privação de liberdade (EduCárceres/UFSCar).
E-mail: cloris-carlos@uol.com.br

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Publicado

2021-05-10

Como Citar

MIRANDA, K. A. da S. N.; LOPES, C. V. A. Diálogos sobre a socioeducação em tempos de pandemia . Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 1, p. 208–219, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.10606. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10606. Acesso em: 16 abr. 2024.