A educação interdimensional na organização pedagógica de uma escola de ensino integral: o aprender a conviver no Projeto Político-Pedagógico

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n3.10201

Mots-clés :

Educação Interdimensional, Aprender a Conviver, Projeto Político-Pedagógico

Résumé

O objetivo deste artigo é apontar propostas de melhoria na organização da prática pedagógica de uma escola de referência em ensino médio, a qual faz parte do Programa de Educação Integral, no estado de Pernambuco, através da estratégia do aprender a conviver, da Educação Interdimensional. Portanto, procedeu-se a um levantamento bibliográfico, baseado em estudos, como os de Costa (2001), Gadotti (2009) e Veiga (2003), partindo posteriormente a uma revisão de seu Projeto Político-Pedagógico, ao inserir nele, os princípios do modelo pedagógico interdimensional. A decisão de revisar o projeto originou-se das descobertas obtidas em uma recente pesquisa de natureza qualitativa, realizada na referida escola, baseada na metodologia da pesquisa ação. A pesquisa contou com a colaboração de um grupo focal na coleta e análise dos dados obtidos. Percebeu-se que a reorganização do Projeto Político-Pedagógico pode contribuir com a prática pedagógica da escola, além de incentivar o protagonismo juvenil do estudante, assim como servir para nortear as ações da gestão escolar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Alberto Guerra de Lima, Universidade de Pernambuco

Universidade de Pernambuco (UPE). Mestre em Educação pela Universidade de Pernambuco. Professor da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. E-mail: guerra_lima_pe@hotmail.com. ORCID: 0000-0001-6370-9277.

Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues, Universidade de Pernambuco

Universidade de Pernambuco (UPE). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco. E-mail: luiz.rodrigues@upe.br. ORCID: 0000-0002-3151-1685.

Références

ALARCÃO, Isabel. Escola reflexiva e nova racionalidade. P Alegre: Artmed Editora, 2001.

BRASIL, Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC, 1996.

BRASIL. Lei nº 13.005/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em 11 out. 2019.

BRASIL. LEI Nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, 2019. Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/#!/marco-legal. Acesso em: 12 abr. 2019.

COSTA, Antonio Carlos Gomes da, 1949 – Pedagogia da Presença: da solidão ao encontro. Belo Horizonte: Modus Faciendi, 2001. 140p. 2ª ed.

COSTA, Antonio Carlos Gomes da., VIEIRA, Maria Adenil. Protagonismo Juvenil: adolescência, educação e participação democrática. São Paulo: FTD/Fundação Odebrecht, 2006.

COSTA, Alfredo Gomes da. Educação Integral: dicas práticas para a ação. 2016. Disponível em: https://alfredogomesdacosta.com.br/educacao-integral-dicas-praticas-para-a-acao Acesso em: 24 abr. de 2019.

DUTRA, Paulo Fernando Vasconcelos. Módulo de Educação Integral e Profissional: PROGEPE [Programa de Formação de Gestores Educacionais de Pernambuco] / Paulo Fernando Vasconcelos Dutra; Maria de Araújo Medeiros de Souza, rev. 2.ed. Recife: Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, 2019.

FONSECA, M.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. As tendências da gestão na atual política educacional brasileira: autonomia ou controle? In: BITTAR, M.; OLIVEIRA, J. F. Gestão e políticas da educação. Rio de Janeiro: DPA Editores, 2004.

GADOTTI, M. Perspectivas Atuais da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

GADOTTI, Moacir. Educação Integral no Brasil: inovações em processo. Educação Cidadã; 4- São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.

ICE, Modelo pedagógico – Princípios Educativos. Instituto de Corresponsabilidade na Educação. Recife, 2015. Disponível em: http://www.secti.ma.gov.br/files/2016/10/MP-PRINCIPIOS-EDUCATIVOS.pdf. Acesso em 19 fev. 2019.

ICE. Atuação do ICE. Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, 2019. Disponível em: http://icebrasil.org.br/atuacao/. Acesso em: 12 abr. 2019.

LIBÂNEO, José Carlos, Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2001.

PAIVA, W. J. A. Caminhos para construção do Projeto Político-Pedagógico nas escolas de Referência em Ensino Médio de Pernambuco. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Pernambuco, Nazaré da Mata, 2018.

RODRIGUES, L. A. R. Configurações da gestão escolar nos sistemas municipais e estadual em Pernambuco. Cadernos do Tempo Presente, n. 23, p. 03-19, mar. /abr. 2016.

SPÓSITO, M. P. Educação, gestão democrática e participação popular. In: BASTOS, J. B. (org.) Gestão democrática. Rio de Janeiro: DPA, 2005.

SHIROMA, E. O.; CAMPOS, R. F. La resignificación de la democracia escolar mediante el discurso gerencial: liderazgo, gestión democrática y gestión participativa. In: FELDFEBER, M.; OLIVEIRA, D.A. (orgs.). Políticas educativas y trabajo docente: Nuevas regulaciones, Nuevos sujetos?. 1 ed. Buenos Aires: Ediciones Novedades Educativas, 2006, p. 221-237.

SILVA, Valter Ramos da. A Participação Docente na Gestão da Escola de Educação Integral no Município de Itaquitinga- PE. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Pernambuco. Nazaré da Mata, 2018.

TINEU, Maia D. et al. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, UM DESAFIO INOVADOR NO AMBIENTE ESCOLAR. XVII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, XIII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação e III Encontro de Iniciação à Docência – Universidade do Vale do Paraíba. 2013. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2013/anais/arquivos/0534_0425_01.pdf Acesso em: 28 fev. 2019.

VEIGA, I. P. A. Projeto Político-Pedagógico: uma construção possível. Campinas-SP, Editora Papirus, 2013.

VEIGA, I. P. A. Inovação e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, dez. 2003.

Publié-e

2020-12-01

Comment citer

LIMA, A. G. de; RODRIGUES, L. A. R. A educação interdimensional na organização pedagógica de uma escola de ensino integral: o aprender a conviver no Projeto Político-Pedagógico. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 3, p. 200–222, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n3.10201. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10201. Acesso em: 21 nov. 2024.