O uso da realidade aumentada com dispositivos móveis na educação matemática como potência na geometria espacial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.8922

Palabras clave:

Geometria Espacial, Realidade Aumentada, Tecnologias Educacionais

Resumen

Este texto apresenta o uso da realidade aumentada em dispositivos móveis como um recurso educacional potencial para o ensino de Geometria Espacial, pois essa tecnologia disruptiva permite que o aluno se aproxime do objeto de aprendizagem, através da visualização interativa e imersiva de conceitos abstratos da matemática. Visto que a realidade aumentada possibilita a manipulação de objetos virtuais tridimensionais, os quais podem são visualizados sobrepostos ao ambiente físico, esse texto argumenta como a ferramenta pode ser utilizada no ensino de Geometria Espacial, com o objetivo de promover experiências significativas aos alunos pela manipulação de sólidos geométricos em seus dispositivos móveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luis Otoni Meireles Ribeiro, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - IFSul Mestrado em Educação e Tecnologia - MPET

Prof. Dr. Luis Otoni Meireles RibeiroInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL)Professor Titular do Mestrado em Educação e Tecnologia - MPET
Celular: (53) 99106-4790 Claro - (53) 99911-7137 TIMluis.otoni@gmail.comluisribeiro@ifsul.edu.br--
Pós-doutor em Educação na UFSCDoutor em Informática na Educação na UFRGS
Mestre em Tecnologia - Educação Tecnológica no CEFET-PR/UTFPR
Especialista em Educação Continuada e a Distância na UNB
Especialista em Controle de Processos no CEFET-MG

Lisandra Xavier Guterres, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL)Mestranda em Educação e Tecnologia - MPETDesign Gráfico - Universidade Federal de Pelotas

Denise Nascimento Silveira, UFPEL - Universidade Federal de Pelotas Instituto de Física e Matemática - IFM Departamento de Matemática e Estatística - DME

Denise Nascimento Silveira
UFPEL - Universidade Federal de Pelotas
Instituto de Física e Matemática - IFM
Departamento de Matemática e Estatística - DME

Citas

AUSUBEL, David. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Paralelo, 2003.

AZUMA, Ronald. A Survey of Augmented Reality. Teleoperators and Virtual Environments. Los Angeles, n. 6, p. 355 - 385, ago. 1997. Disponível em: <http://ronaldazuma.com/papers/ARpresence.pdf>. Acesso em: 08 maio 2018.

BECKER, Fernando; FRANCO, Sérgio Roberto (Org.). Revisitando Piaget. Porto Alegre: Mediação. 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino de primeira à quarta série. Brasília: MEC/SEF, 1998.

DE ALMEIDA, Caio Augusto Rabite; DE ARAÚJO LIMA, Fernando Tadeu; BORGES, Marcos Martins. Tectônicas Digitais: a (in) tangibilidade no processo de projeto em arquitetura. Design e Tecnologia, v. 9, n. 18, p. 01-21, 2019.

ESTADO DE MINAS. Brasil tem 230 mi de smartphones em uso. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2019/04/26/internas_economia,1049125/brasil-tem-230-mi-de-smartphones-em-uso.shtml>. Acesso em: 30 mai. 2020.

EVES, Howard. Introdução à história da matemática. Trad. Hygino H. Domingues. 3ª ed. Campinas-SP: Editora UNICAMP, 2004.

JONASSEN, David. Computadores, ferramentas cognitivas: desenvolver o pensamento crítico nas escolas. Porto: Porto Editora, 2007.

MARQUES, Vanessa; CALDEIRA, Cláudia Rosana. Dificuldades e carências na aprendizagem da Matemática do Ensino Fundamental e suas implicações no conhecimento da Geometria. Revista Thema, v. 15, n. 2, p. 403-413, 2018.

KIRNER, Cláudio.; KIRNER, Tereza. Evolução e Tendências da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada. In: Ribeiro, Marcos Wagner; Zorzal, Ezequiel Roberto (Org.). Realidade Virtual e Aumentada: Aplicações e Tendências. Realidade Virtual e Aumentada: Aplicações e Tendências. Porto Alegre: SBC, 2011, v. 1, p. 8-23.

KIRNER, Cláudio; SISCOUTO, Robson. Fundamentos da Realidade Aumentada. In: KIRNER, Cláudio; SISCOUTO, Robson (Org.). Realidade Virtual e Aumentada: Conceitos, Projeto e Aplicações. Petrópolis: SBC, 2007, p. 2-21. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/5044/504450759004.pdf>. Acesso em: 05 maio 2018.

PIAGET, Jean; GARCIA, Rolando. Psicogênese e história das Ciências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

PIAGET, Jean; INHELDER, Bärbel; A representação do espaço na criança. 1º. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1981.

Publicado

2020-08-18

Cómo citar

RIBEIRO, L. O. M.; GUTERRES, L. X.; SILVEIRA, D. N. O uso da realidade aumentada com dispositivos móveis na educação matemática como potência na geometria espacial. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 2, p. 40–57, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.8922. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8922. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático