EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E FORMAÇÃO: algumas reflexões

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.170-185

Palabras clave:

Ciência Formação de Professor, Professoralidade

Resumen

O trabalho apresenta uma discussão introdutória de ciência como conhecimento público e justificado, produtor de teorias e não de verdades prontas e acabadas, e sua contribuição – junto à outras formas de produção de conhecimento – na formação de professores. Postula a importância da ciência como forma dominante de produção de conhecimento desde a modernidade, aponta algumas mudanças e desafios do conhecimento científico na contemporaneidade e a necessidade de ampliar o diálogo com as demais formas de produção de conhecimento envolvidas na professoralidade do professor, compreendida aqui como uma dimensão profissional multireferenciada na constituição do sujeito que, é também professor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Faria, Universidade Estadual de Feira de Santana

Universidade Estadual de Feira de Santana. Doutorado em Educação (UFBA, 2012). Mestrado em Geografia (USP, 2001). Bacharel em Geografia (USP, 1991); Licenciado em Geografia (USP, 1992). Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana. BA. ORCID 0000-0002-9793-8964. E-mail: marcelo.faria65@gmail.com

Giovana Crisina Zen, Universidade Federal da Bahia

Universidade Federal da Bahia. Doutorado em Educação (UFBA, ano) Mestrado em Educação (UNEB, ano) Pedagoga e Psicopedagoga (IES, ano). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação, ambos da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. ORCID 0000-0001-6405-9843. E-mail: giovanacrsitinazen@gmail.com

Publicado

2020-05-06

Cómo citar

FARIA, M.; ZEN, G. C. EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E FORMAÇÃO: algumas reflexões. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 4, n. 3, p. 170–185, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.170-185. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7788. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Estudos/Ensaios