Pra Mudar tem que Mexer: formação de professores e as dificuldades para inovar

Autores

  • Marcelo Faria Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n2.120-130

Palavras-chave:

Educação Escolar, Inovação, Resistência

Resumo

O Subprojeto de Geografia do PIBID-UEFS O ensino de geografia em tempos de globalização: o mundo em toda parte, teve início em 2012 com o objetivo de atender as demandas de formação de professores de Geografia em uma perspectiva renovada privilegiando a relação escola/universidade como um “entre espaço” formativo, adotando como princípio que essa relação não deve ser compreendida como prestação de serviço (da primeira à segunda), mas como oportunidade de fecundação mútua e preservação das particularidades. (CARVALHO, 2013). O reconhecimento deste “entre espaço” formativo procurou promover uma inserção dos indivíduos na docência em uma perspectiva de inovação tal qual proposta por Caso (2006) de modificar la realidad vigente alterando concepciones, actitudes, métodos y intervenciones transformando processos de enseñanza-aprendizaje, la innovación se associa a la mejora educativa. Nosso ponto de partida foi compreender a escola pública como lugar de produção e troca de conhecimentos. As resistências à inovação são de natureza diversa e exigem de nós, que queremos e acreditamos serem necessárias mudanças, um esforço na compreensão dos sentidos e possibilidades da educação geográfica na escola contemporânea e das necessárias alterações em seu escopo. É neste contexto que precisamos pensar a formação dos sujeitos, isto é, entre o instituído e o instituinte, reconhecendo as resistências e as possibilidades de avanços, respeitando a cultura escolar em uma perspectiva crítica e propositiva. Para mudar é necessário mexer, e isso não é possível se nos preservarmos em nossa zona de conforto. Vimos que para mudar tinha que mexer...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Faria, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação. Professor Assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana. Departamento de Educação. Coordenador de Área PIBID UEFS.

Downloads

Publicado

2020-06-28

Como Citar

FARIA, M. Pra Mudar tem que Mexer: formação de professores e as dificuldades para inovar. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 2, n. 2, p. 120–130, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n2.120-130. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3957. Acesso em: 26 abr. 2024.