Pra Mudar tem que Mexer: formação de professores e as dificuldades para inovar
DOI :
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n2.120-130Mots-clés :
Educação Escolar, Inovação, ResistênciaRésumé
O Subprojeto de Geografia do PIBID-UEFS O ensino de geografia em tempos de globalização: o mundo em toda parte, teve início em 2012 com o objetivo de atender as demandas de formação de professores de Geografia em uma perspectiva renovada privilegiando a relação escola/universidade como um “entre espaço” formativo, adotando como princípio que essa relação não deve ser compreendida como prestação de serviço (da primeira à segunda), mas como oportunidade de fecundação mútua e preservação das particularidades. (CARVALHO, 2013). O reconhecimento deste “entre espaço” formativo procurou promover uma inserção dos indivíduos na docência em uma perspectiva de inovação tal qual proposta por Caso (2006) de modificar la realidad vigente alterando concepciones, actitudes, métodos y intervenciones transformando processos de enseñanza-aprendizaje, la innovación se associa a la mejora educativa. Nosso ponto de partida foi compreender a escola pública como lugar de produção e troca de conhecimentos. As resistências à inovação são de natureza diversa e exigem de nós, que queremos e acreditamos serem necessárias mudanças, um esforço na compreensão dos sentidos e possibilidades da educação geográfica na escola contemporânea e das necessárias alterações em seu escopo. É neste contexto que precisamos pensar a formação dos sujeitos, isto é, entre o instituído e o instituinte, reconhecendo as resistências e as possibilidades de avanços, respeitando a cultura escolar em uma perspectiva crítica e propositiva. Para mudar é necessário mexer, e isso não é possível se nos preservarmos em nossa zona de conforto. Vimos que para mudar tinha que mexer...Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2020-06-28
Comment citer
FARIA, M. Pra Mudar tem que Mexer: formação de professores e as dificuldades para inovar. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 2, n. 2, p. 120–130, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n2.120-130. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3957. Acesso em: 22 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Estudos/Ensaios
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.