A pedagogia política renovada do estado brasileiro para a formação profissional e conformação social de jovens de baixa renda

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.36-53

Palabras clave:

Juventude, Educação Profissional, Políticas Públicas

Resumen

O Governo Brasileiro tem dado atenção especial aos jovens, dedicando-lhes programas sociais diversos, dentre os quais se destacam o PROJOVEM, o PROEJA e o PRONATEC. A partir desta referência empírica, o artigo se ampara em análise de documentos para apontar a educação profissional integrada a estratégias de elevação de escolaridade como característica recorrente desses programas. Tal característica, entretanto, em vez de se identificar com a proposta de ensino integrado inspirada na concepção unitária de formação humana, como os documentos oficiais sugerem, na realidade, constitui-se em uma espécie de pedagogia política que se pauta nas ideias de empregabilidade, empreendedorismo e sustentabilidade para garantir, em condições renovadas, a mediação do conflito de classes. É por meio dessa pedagogia política que se busca educar os jovens pobres para encarar com naturalidade o desemprego e a precariedade social em que vivem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José dos Santos Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutor em Sociologia (Universidade Estadual de Campinas, 2005), com estágio de Pós-doutoramento (Faculdade de Educação da UNICAMP, 2013-2014). Mestre em Educação (Universidade Federal Fluminense, 1998). Graduado em Pedagogia (Universidade Federal Fluminense, 1991). Professor Associado III de Economia Política da Educação e de Política Educacional do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ) e de cursos de licenciatura. Líder do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ); Editor da Revista Trabalho, Política e Sociedade. ORCID: 0000-0001-5433-0812. E-mail: jsantos.ufrrj@gmail.com

Publicado

2020-05-06

Cómo citar

SOUZA, J. dos S. A pedagogia política renovada do estado brasileiro para a formação profissional e conformação social de jovens de baixa renda. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 4, n. 3, p. 36–53, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.36-53. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7780. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático