A PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA NO MESTRADO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.88-103Palabras clave:
Pesquisa sobre a própria prática, Pesquisa-ensino, Educação Matemática, Mestrado Profissional, PROMESTRE.Resumen
Aceitando o desafio de orientar pesquisadores que são profissionais de escolas e de outros espaços
formativos, alunos do programa de pós-graduação em que atuamos, apresentamos um estudo realizado
com o objetivo de compreender as especificidades do mestrado profissional com a elaboração de dissertação
e produto educacional, as diversas metodologias de pesquisa que requer e, em particular, a metodologia
de pesquisa sobre a própria prática. Tomamos como referência prática a experiência do Programa de Pós-
Graduação Educação e Docência, Mestrado Profissional (PROMESTRE/FAE/UFMG), linha Educação
Matemática, no qual os orientadores têm sua formação em Programas Acadêmicos. Os mestrandos trazem
desafios de suas experiências práticas, esperando entendê-las, sistematizá-las, encontrar soluções e/ou
desenvolver práticas inovadoras e eficazes. Nem sempre as metodologias de pesquisa comumente utilizadas
nos programas acadêmicos do campo educacional atendem a essas especificidades. Isto nos levou a uma
busca de metodologias pertinentes. Os primeiros estudos nos levaram a situar a pesquisa sobre a própria
prática no âmbito da “pesquisa-ação” (THIOLLENT, 2003), explorando a visão do que se denomina por
“pesquisa-ensino” (PENTEADO, 2010), uma concepção que se adequa à pesquisa sobre a própria prática.
A “pesquisa-ensino” proporciona ao professor-pesquisador conduzir uma atividade educativa planejada
como ação de pesquisa, desenvolvendo procedimentos, nos quais se destaca o registro por filmagem da
prática do próprio professor-pesquisador, preferencialmente apoiado por outro pesquisador. No Programa
de Pós-Graduação PROMESTRE, o mestrando apresenta, ao final, uma dissertação, na qual se indica
que seja feita uma reflexão de sua prática, situando a questão de pesquisa e o plano de ação como
produto educacional esperado e embasado em teorias do campo da educação. Abordamos também nesse
estudo a necessária articulação entre pesquisa, produto e formação, entendendo serem esses objetivos
intrinsecamente relacionados. A expectativa é que o processo do mestrado profissional seja formativo
para o professor-pesquisador, ao mesmo tempo, que devolve à comunidade educacional recursos de apoio
a novas práticas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.