FORMAÇÃO DE PROFESSORES: outros conceitos, outros lugares de acontecimento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.67-87

Palabras clave:

Formação de professores, profissionalidade, professoralidade

Resumen

Este artigo é resultado de aprofundamentos teóricos no contexto temático da pesquisa, em andamento, no Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia, o qual envolve otobiografia, currículo e formação de professores, entrecruzados com as experiências em cenários de formação em exercício de professores. Aqui, discutimos algumas escalas de significações sobre formação de professores, conformadas no decurso de nossa história, pondo em relevo a formação que se dá no âmbito do próprio exercício. Com uma abordagem ancorada, principalmente, no diálogo com autores filiados à Filosofia da Linguagem e à Filosofia da Diferença, com destaque para J. Derrida e G. Deleuze, respectivamente, problematizamos as potencialidades de ressignificação da formação em exercício de professores, produzindo pistas para a (re)construção de outros conceitos, outros lugares e outras formas de acontecimento formativo que, sem desvalorar os aspectos da profissionalidade, possa fazer emergir discursos e práticas mais atentas aos aspectos ontológicos da professoralidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Neurisângela Maurício Santos Miranda, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA) técnica em Assuntos Educacionais  do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBAIANO). Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa:  Formação em Exercício de Professores (FEP) e Forma(em)Ação (GEFEP). ORCID: http://orcid.org/0000- 0001-5095-7642 E-mail: neurymiranda13@gmail.com

Maria Inez S. S. Carvalho, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação (UFBA) e Pós-doutora em Currículo (Universidade do Minho); Professora associada IV da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA). Grupo de Pesquisa Formação em Exercício de Professores ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8032-072X E-mail: miscarvalho@yahoo.com.br

Publicado

2018-08-16

Cómo citar

MIRANDA, N. M. S.; CARVALHO, M. I. S. S. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: outros conceitos, outros lugares de acontecimento. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 3, n. 1, p. 67–87, 2018. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.67-87. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4912. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático