FORMAÇÃO DE PROFESSORES: outros conceitos, outros lugares de acontecimento
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.67-87Palabras clave:
Formação de professores, profissionalidade, professoralidadeResumen
Este artigo é resultado de aprofundamentos teóricos no contexto temático da pesquisa, em andamento, no Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia, o qual envolve otobiografia, currículo e formação de professores, entrecruzados com as experiências em cenários de formação em exercício de professores. Aqui, discutimos algumas escalas de significações sobre formação de professores, conformadas no decurso de nossa história, pondo em relevo a formação que se dá no âmbito do próprio exercício. Com uma abordagem ancorada, principalmente, no diálogo com autores filiados à Filosofia da Linguagem e à Filosofia da Diferença, com destaque para J. Derrida e G. Deleuze, respectivamente, problematizamos as potencialidades de ressignificação da formação em exercício de professores, produzindo pistas para a (re)construção de outros conceitos, outros lugares e outras formas de acontecimento formativo que, sem desvalorar os aspectos da profissionalidade, possa fazer emergir discursos e práticas mais atentas aos aspectos ontológicos da professoralidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.