ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: a recente trilha para a educação superior
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%25pPalabras clave:
EJA. Educação Superior. Estudantes da EJA/UEMS.Resumen
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa com enfoque na inserção de estudantes da Educação de Jovens e Adultos na Educação Superior (EJA). Teve como objetivo compreender a trajetória, as expectativas e os desafios enfrentados por alunos oriundos da EJA em sua inserção na Educação Superior. No percurso investigativo, buscou-se a possível resposta à seguinte questão: Quais as principais expectativas e desafios enfrentados por alunos da EJA antes de ingressarem e ao cursarem o ensino superior? Optou-se pela abordagem qualitativa, com contornos históricos dialógicos na perspectiva freiriana. Como procedimentos metodológicos, realizou-se levantamento bibliográfico e entrevistas semiestruturadas, com seis participantes que estudam ou estudaram na EJA. Obteve-se, como principais resultados, que alunos da EJA envolvidos neste estudo enfrentam vários desafios ligados a questões pessoais, como autoestima e motivação, mas também ligados a fatores como a distância entre casa e escola; conciliação do tempo para trabalho e estudo, fragmentação do conhecimento e currículo desarticulado com seus interesses pessoais. A pesquisa também indicou, ainda que discretamente, a eminência de um novo perfil de estudantes da EJA, que retornam aos estudos não somente em busca da conclusão da Educação Básica, mas com vistas a Educação Superior. Além disso, chegou-se aos indicativos de que as políticas públicas voltadas a esse público necessitam de reformulações e reestruturações, com o objetivo de atender às necessidades e às demandas dos jovens e adultos que decidem pela continuidade nos estudos.
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