O Retrato do professor goiano
Uma análise a partir do perfil docente
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.12271Palabras clave:
Pacto pela Educação em Goiás, Carreira docente, Professor goiano, Remuneração e méritoResumen
O objetivo deste é identificar e analisar a partir de pesquisa documental o perfil dos professores do Estado de Goiás docente a partir do eixo “Estruturar o sistema de conhecimento e remuneração por mérito” que foi implementado durante a Reforma Política Pacto pela Educação. Para isso faz uso de pesquisa documental e bibliográfica para apreensão do objetivo contemplado. Nesse interim, faz-se uma apreensão do contexto que fundamenta a política educacional em tese no intuito de levar a reflexão de todas a vertentes que envolveram esse eixo, no qual desde sua implantação e até os dias atuais os professores ainda vivenciam resquícios desta política que teve em teoria sua vigência entre os anos de 2011 a 2014. Os resultados na análise desse perfil demonstram que pode-se desenhar como retrato do professor goiano como aquele que possui disparidades remunerativas, formativas dentro de uma carreira que é desvalorizada e que promove a competição entre seus pares. O gênero é majoritariamente feminino, provavelmente devido à desvalorização da carreira docente que amplia o processo de feminização da profissão do magistério. Além do que as propostas políticas para a docência também promovem a precarização da profissão o que desmotiva o acesso a essa carreira. Outro fator é a titularidade que apesar de ter seu aumento significativo para esses profissionais, no caso do professor goiano ainda é menor devido a falta de incentivo para sua qualificação no cargo.
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