O Retrato do professor goiano

Uma análise a partir do perfil docente

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.12271

Keywords:

Pacto pela Educação em Goiás, Carreira docente, Professor goiano, Remuneração e mérito

Abstract

O objetivo deste é identificar e analisar a partir de pesquisa documental o perfil dos professores do Estado de Goiás docente a partir do eixo “Estruturar o sistema de conhecimento e remuneração por mérito” que foi implementado durante a Reforma Política Pacto pela Educação. Para isso faz uso de pesquisa documental e bibliográfica para apreensão do objetivo contemplado. Nesse interim, faz-se uma apreensão do contexto que fundamenta a política educacional em tese no intuito de levar a reflexão de todas a vertentes que envolveram esse eixo, no qual desde sua implantação e até os dias atuais os professores ainda vivenciam resquícios desta política que teve em teoria sua vigência entre os anos de 2011 a 2014. Os resultados na análise desse perfil demonstram que pode-se desenhar como retrato do professor goiano como aquele que possui disparidades remunerativas, formativas dentro de uma carreira que é desvalorizada e que promove a competição entre seus pares. O gênero é majoritariamente feminino, provavelmente devido à desvalorização da carreira docente que amplia o processo de feminização da profissão do magistério. Além do que as propostas políticas para a docência também promovem a precarização da profissão o que desmotiva o acesso a essa carreira. Outro fator é a titularidade que apesar de ter seu aumento significativo para esses profissionais, no caso do professor goiano ainda é menor devido a falta de incentivo para sua qualificação no cargo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Veronise Francisca dos Santos Lima Rebouças, Universidade Estadual de Goiás

Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologia (UEG). Secretaria de Estado da Educação de Goiás. Membro da Comissão de Avaliação Verificadora - Câmara de Educação Profissional e Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação de Goiás. Assessora Jurídica da Procuradoria Setorial da Secretaria de Estado da Educação. Brasil. E-mail: veronisefrancisca@gmail.com

Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Goiás

Pós-doutora na Universidade do Porto-Portugal. Professora titular no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (UEG). Brasil. E-mail: yarafonsecas09@gmail.com

References

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto, 1994.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília: Gráfica do Senado, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96. Brasília: Gráfica do Senado, 1996.

BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília, 2014.

DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas e Gestão da Educação Básica no Brasil: Limites e Perspectivas. Educ, Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 – Especial, p. 921-946, out. 2007.

DOURADO, Luiz Fernandes. Plano Nacional de Educação: o epicentro das políticas de Estado para a educação brasileira. Goiânia: Editora da Imprensa Universitária/UFG/ANPAE, 2017, p.153-166.

DOURADO, Luiz Fernandes. Valorização dos profissionais da educação. Desafios para garantir conquistas da democracia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 18, p. 37-56, jan./jun. 2016.

FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação & Sociedade, v. 33, n. 119,
p. 379-404, abr./jun. 2012.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Educação básica no Brasil na década de 1990: Subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educação e Sociedade, Campinas, v. 24, n. 82, abr., 2003.

GOIÁS. SEDUC. Pacto pela Educação: um futuro melhor exige mudanças. Secretaria de Estado da Educação. Goiânia, ago. 2011. Disponível em: http://www.seduc.go.gov.br/especiais/pactopelaeducacao/ Acesso em 12 de junho de 2020.

GOIÁS. Programa Reconhecer: educação, o mérito é todo seu. 2013. Disponível em:http://www.seduc.go.gov.br/intranet/portal/sistemas/not/files/4241/Cartilha%20Reconhecer%202013.pdf Acesso em 10 mai. 2021.

GOIÁS. Lei nº 17.735/2012 de 13 de julho de 2012, Institui o Bônus de Incentivo Educacional aos profissionais da educação pública estadual e dá outras providência. Disponível em: www.gabinetecivil.gov.br Acesso em: 04 de mai. 2021.

GOIÁS. Lei nº 13.909, de 25 de setembro de 2001. Dispõe sobre o Estatuto e o Plano de Cargos e Vencimentos do Pessoal do Magistério. Disponível em: www.gabinetecivil.gov.br Acesso em: 10 mai. 2021.

GINZBURG, Carlo. Olhos de Madeira – nove reflexões sobre a distância. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

HYPOLITO, Alvaro Moreira. Trabalho docente, classe social e relação de gênero. (Coleção Magistério – formação e trabalho pedagógico). Campinas, SP: 2002.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LIBÂNEO, José Carlos. Considerações críticas sobre o documento “Diretrizes do pacto pela educação: reforma educacional goiana” - [Goiânia], 2011. Disponível em: http://sintego.org.br/midias/banners/13122013082557.pdf Acesso em: 11 jun. 2021.

MÁXIMO, Luciano. A Meritocracia na Educação nos Estados. 2011. Disponível em: <http://sindprofnh-noticias.blogspot.com/2011/02/meritocracia-na-educacao-nosestados.html>. Acesso em: 20 jun. 2021.

MONS, Gerson N. freire. Effets théoriques etréels des politiques d’évaluation standardisée. Revue française de pédagogie, 169 octobre-décembre, 2009.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Nova gestão pública e governos democrático-populares: contradições entre a busca da eficiência e a ampliação do direito à educação. Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 132, p. 625-646, jul.-set., 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302015000300625&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 12 de março. 2020.

SILVA, Simonia Peres da. O processo de implementação das políticas educacionais e repercussões nas formas de gestão da escola e no processo de ensino aprendizagem: o Pacto pela Educação em Goiás. Tese (Doutorado em Educação) - Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2014. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/709 Acesso em 28 de maio. 2019.

Published

2021-12-06

How to Cite

REBOUÇAS, V. F. dos S. L.; SILVA, Y. F. de O. e. O Retrato do professor goiano: Uma análise a partir do perfil docente. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 3, p. 112–134, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.12271. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12271. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Estudos/Ensaios