Atividades experimentais para o ensino de Astronomia

possibilidades para um trabalho interdisciplinar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12203

Palabras clave:

Ensino de Ciências, Ensino de Física, Interdisciplinaridade, Proposta didática, Atividades práticas

Resumen

O ensino de Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental possui algumas peculiaridades. Uma delas diz respeito ao fato de contar com um professor formado em um curso de Ciências Biológicas. Na maioria das vezes, a grade curricular de tal curso não contempla uma disciplina específica de ensino de Astronomia. Essa ausência afeta diretamente a forma como tal conhecimento é abordado em sala de aula. Com o intuito de contribuir com o ensino de Astronomia na Educação Básica, nosso trabalho objetivou avaliação do potencial pedagógico de um caderno de atividades práticas interdisciplinares de Astronomia para os anos finais do Ensino Fundamental. Nosso trabalho foi dividido em duas etapas, a primeira possui abordagem qualitativa do tipo descritiva para a qual utilizamos como instrumento de constituição dos dados o diário de campo produzido pelo professor pesquisador durante a implementação das atividades, bem como os documentos produzidos pelos alunos. A segunda etapa possui uma abordagem quantitativa, para essa, foi realizado um experimento, comparando o desempenho de alunos do Ensino Fundamental a partir de um instrumento de avaliação composto de 29 questões acerca de Física e Astronomia, antes e após a implementação do caderno de atividades práticas interdisciplinares de Astronomia. Os resultados dessa etapa foram organizados por intermédio do teste paramétrico pareado. A escolha desse teste leva em consideração a dependência intra-indivíduo das observações. De modo geral, nossos resultados evidenciam uma construção de pensamento prático e dinâmico que motivou os alunos a terem um interesse pela temática Astronomia e o mais importante: uma mudança de postura do professor-pesquisador diante da sala de aula. Entendemos assim, que o material implementado possui um grande potencial pedagógico, com um caráter motivador e reflexivo.

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Biografía del autor/a

Michel Corci Batista, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências (UEM). Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Física (UTFPR) e do Programa Pós-graduação em Educação para Ciência e a Matemática (UEM). Líder do Grupo LADECA. Brasil. E-mail: michel@utfpr.edu.br

Veridiane Cristina Martins, Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Mestra em Ensino de Física (UTFPR). Professora da Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Brasil. E-mail: veridianemar@hotmail.com.

Luana Paula Goulart de Menezes, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação (UEM). E-mail: lluanagoulart@gmail.com.

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Publicado

2021-07-14

Cómo citar

BATISTA, M. C.; MARTINS, V. C.; MENEZES, L. P. G. de. Atividades experimentais para o ensino de Astronomia: possibilidades para um trabalho interdisciplinar. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 2, p. 38–59, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12203. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12203. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático