A educação em prisões

a dimensão política da sua garantia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.11680

Palabras clave:

Educação em prisões, Políticas públicas, Estratégias políticas e pedagógicas

Resumen

Os direitos políticos e sociais em uma sociedade democrática, dentre eles o da Educação, são consagrados mediante políticas públicas expressas em normativas legais e programáticas, e efetivados por instituições e agentes públicos; no caso da Educação em Prisões, a Educação, a Segurança e a Justiça. Para a sua garantia é necessário entender os âmbitos de luta política que vão do processo de formulação ao da efetivação dessas políticas, portanto, a natureza do Estado e da própria Democracia. O presente Editorial busca apontar estes elementos e a necessária aceitação dos conflitos de interesses como mecanismos de conquistas dos avanços democráticos para a Educação das pessoas em situação de privação e restrição de liberdade, assim como tratá-los como situações pedagógicas no sentido de dar à educação seu lugar de desenvolvimento humano e direito subjetivo dos cidadãos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Alba Guedes Machado Mello, Universidade do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia. Professora Titular do Departamento de Educação – Campus I/Salvador. Doutora em Educação e Contemporaneidade.

Katia Maria de Aguiar Barbosa , Universidade do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia. Professora Adjunto do Departamento de Educação – Campus I/Salvador I. Doutoranda em Educação e Contemporaneidade.

Citas

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1995.

ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

BOBBIO, Norberto. Dicionário de política. trad. Carmen Varriale et al.; coord. rev. geral João Ferreira e Luís Guerreiro Pinto Cacais. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.

HABERMAS, J. Soberania popular como procedimento. In. Novos Estudos Cebrap. São Paulo, 26: 100-113, Março, 1990.

JULIÃO, Elionaldo Fernandes (Org.). Políticas de Educação nas Prisões da América do Sul: questões, perspectivas e desafios. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2018.

LEFORT, Claude. A invenção democrática: os limites da dominação totalitária. 3ªed revista e atualizada. Tradução Isabel Loureiro e Maria Leonor Loureiro.
Apresentação Marilena Chauí. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2011.

SILVA, Roberto; SOUZA NETO, João Clemente de; MOURA, Rogério. Pedagogia Social. 4ª ed. Coleção Pedagogia Social. Vol. 1. Guarulhos - São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2020.

Publicado

2021-04-26

Cómo citar

MELLO, M. A. G. M. .; BARBOSA , K. M. de A. . A educação em prisões: a dimensão política da sua garantia. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 1, p. 9–19, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.11680. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/11680. Acesso em: 22 nov. 2024.