A educação em prisões

a dimensão política da sua garantia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.11680

Palavras-chave:

Educação em prisões, Políticas públicas, Estratégias políticas e pedagógicas

Resumo

Os direitos políticos e sociais em uma sociedade democrática, dentre eles o da Educação, são consagrados mediante políticas públicas expressas em normativas legais e programáticas, e efetivados por instituições e agentes públicos; no caso da Educação em Prisões, a Educação, a Segurança e a Justiça. Para a sua garantia é necessário entender os âmbitos de luta política que vão do processo de formulação ao da efetivação dessas políticas, portanto, a natureza do Estado e da própria Democracia. O presente Editorial busca apontar estes elementos e a necessária aceitação dos conflitos de interesses como mecanismos de conquistas dos avanços democráticos para a Educação das pessoas em situação de privação e restrição de liberdade, assim como tratá-los como situações pedagógicas no sentido de dar à educação seu lugar de desenvolvimento humano e direito subjetivo dos cidadãos.

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Biografia do Autor

Maria Alba Guedes Machado Mello, Universidade do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia. Professora Titular do Departamento de Educação – Campus I/Salvador. Doutora em Educação e Contemporaneidade.

Katia Maria de Aguiar Barbosa , Universidade do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia. Professora Adjunto do Departamento de Educação – Campus I/Salvador I. Doutoranda em Educação e Contemporaneidade.

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Publicado

2021-04-26

Como Citar

MELLO, M. A. G. M. .; BARBOSA , K. M. de A. . A educação em prisões: a dimensão política da sua garantia. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 1, p. 9–19, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.11680. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/11680. Acesso em: 20 abr. 2024.