LEITURA E TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA: ontem e hoje
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.171-192Keywords:
Leitura, Políticas Educacionais, Formação Docente, Letramento. EnsinoAbstract
O presente artigo tem por objetivo provocar uma discussão acerca das ações pedagógicas que envolvem as aulas de leitura no ensino médio das escolas de educação básica no Brasil, focando-se na produção de leitura e como, diante das políticas brasileiras sobre a formação docente, os professores continuam apresentando uma pedagogia da leitura que é obsoleta diante das demandas sociais e não alcança as expectativas dos textos do Governo Federal sobre a formação para o letramento. O percurso de construção do texto considerou um breve apanhado histórico, no qual se historicia a relação que a escola vem mantendo com a leitura, através de evidências documentais e literárias, culminando com dados empíricos de pesquisa realizada em uma escola de ensino médio da capital baiana no momento em que o livro didático é implantado no ensino médio. Assim, foram trazidos depoimentos de docentes e discentes relatando suas experiências com o ensino aprendizagem de leitura na escola. Os resultados apontam que, embora tenha havido uma melhora nos resultados de avaliações externas com relação à leitura, muito esforço ainda precisará ser dispensado para que a formação do leitor considere a autonomia, a situacionalidade e a intercriticidade, adjetivos considerados primordiais para a constituição de sujeitos de leitura.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.