GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS MENDELEY: características e uso no contexto de um grupo de estudos de Pós-Graduação em Educação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.65-79

Keywords:

Ferramenta digital, Gerenciamento de referências, Mendeley, Pós-graduandos

Abstract

Este trabalho tem como objetivo discutir as principais características e funcionalidades do programa gerenciador de referências bibliográficas Mendeley, e apresentar um relato sobre uma ação formativa relacionada a esse software, realizada no contexto de um grupo de estudos de um Programa de Pós-graduação em Educação. Devido ao grande repertório de informações a que os pesquisadores educacionais têm acesso atualmente, pode ser benéfica a associação de dispositivos e recursos tecnológicos a ações investigativas. Nesse contexto, insere-se o Mendeley, que é um gerenciador de referências que combina uma versão disponível para computadores, um aplicativo para dispositivos móveis e uma rede social on-line, apresentando diversas opções de leitura e organização de arquivos em PDF, além de anotações e destaques variados nos documentos e da busca de palavras e termos em todo o acervo de arquivos. A utilização do Mendeley demanda uma aprendizagem básica das suas principais funcionalidades. Nesse sentido, promoveu-se uma oficina sobre esse gerenciador de referências com integrantes de um grupo de estudos de Pós-Graduação em Educação. O primeiro momento da oficina consistiu em uma exploração teórica da temática; o segundo correspondeu à atividade prática em que os participantes fizeram uso do gerenciador Mendeley. Os participantes da oficina indicaram que o Mendeley lhes teria sido sugerido por colegas de grupo de estudos ou de pesquisas. Foram sinalizadas pelos participantes da oficina como características do Mendeley mais importantes: gratuidade, integração com programa editor de textos, armazenamento na nuvem e sincronização de dados de arquivos, integração com o sistema operacional do computador, criação de pastas para organização de referências e adição de citações diretamente nos textos. Quanto à organização/utilização de arquivos PDF, os principais aspectos do Mendeley assinalados pelos participantes foram: importação de documentos do computador e opções variadas para anotações, destaques e busca de PDFs no acervo. Verificamos que o Mendeley pode corresponder a um importante instrumento de apoio ao desenvolvimento de atividades acadêmicas de pós-graduandos. Comprovamos que os pós-graduandos devem ser encorajados a usar softwares como o Mendeley enquanto escrevem seus trabalhos acadêmicos e artigos científicos, pois o hábito de uso desses programas não apenas tornará a vida dos pesquisadores mais fácil, mas também auxiliará a superar tensões que se apresentam quando se faz necessário revisar e editar os textos produzidos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade de Brasília

Pedagoga (UECE). Doutora em Educação Brasileira (UFC), com Estágio Pós-Doutoral pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - Universidade Estadual do Ceará (UECE). Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPq). Coordenadora do Observatório Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1799-0963.E-mail: isabel.sabino@uece.br

Ricardo Rodrigues da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Professor Assistente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Faculdade de Educação, Ciências e Letras – FECLI/UECE, Iguatu/CE. Mestre em Ciências Veterinárias (UECE, 2004). Licenciado (2000) e Bacharel (2002) em Ciências Biológicas (UECE). Professor da Rede Pública de Ensino do Estado do Ceará - Biologia e Química no Ensino Médio (2004-2008). Doutorando em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – PPGE/UECE. Integrante do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade – EDUCAS.  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7199-2324. E-mail: ricardo.rodrigues@uece.br

Silvina Pimentel Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira (UECE, 2008), com pós-doutorado pela UnB (2013). Mestre em Educação (UFC, 1992). Graduada em Pedagogia (UECE, 1978). Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UECE. Integrante do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade - EDUCAS. Link do ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5486-3608. E-mail: silvinapimentel@yahoo.com.br.

Published

2020-06-28

How to Cite

FARIAS, I. M. S. de; SILVA, R. R. da; SILVA, S. P. GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS MENDELEY: características e uso no contexto de um grupo de estudos de Pós-Graduação em Educação. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 4, n. 2, p. 65–79, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.65-79. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7109. Acesso em: 22 nov. 2024.