O USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS PARA COMPREENSÃO DO CONCEITO DE ÁCIDO E BASE
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.47-64Keywords:
Educação Química, Ensino de Ciências por Investigação, Tecnologias de Informação e Comunicação, Ensino MédioAbstract
Muitos estudantes não compreendem os conceitos de ácido e base, utilizando apenas definições e desconsiderando a influência do solvente nas propriedades dessas substâncias. As simulações computacionais permeadas por uma abordagem investigativa podem ser promissoras para minimizar essas dificuldades dos estudantes, pois favorece ambientes em que fenômenos podem ser observados e estudados no nível submicroscópico e de forma dinâmica. Neste artigo foi proposto o uso da simulação computacional disponível no site PhET com uma abordagem investigativa para discussão de conceitos de ácido e base. Para compreensão das atividades propostas durante a simulação foi utilizada a Análise Textual Discursiva. Os estudantes levantaram hipóteses, testaram essas hipóteses com o uso direcionado da simulação por meio de um roteiro com um maior nível de abertura, observaram a influência do solvente nas propriedades ácidas e básicas das substâncias e representaram o comportamento dessas substâncias em água usando modelos. Ao explorarem a simulação os estudantes puderam compreender de uma forma mais integrada os conceitos de ácido e base, mostrando assim o potencial da simulação para discussão desses conceitos nas aulas de Química.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.