A LEITURA AO CENTRO: como promover a literacia da leitura na escola
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.26-46Keywords:
Leitura, Literacia, Literatura, Redes, DigitalAbstract
Tendo presente a centralidade da língua como instrumento basilar na economia curricular, destacou-se a leitura como competência basilar, não só no acesso ao saber, mas também na fruição estética, desde o primeiro ciclo até ao final do ensino secundário. Este artigo expõe e reflete acerca do trabalho dos autores, ao longo de mais de uma década, na busca de responder à baixa proficiência leitora evidenciada pelos alunos face a textos informativos e literários. Ao mesmo tempo, são analisadas propostas centradas no âmbito da literacia da leitura, sempre numa perspetiva multimodal de promoção do código linguístico tendo presente as profundas transformações comunicacionais patentes no acesso à informação no contexto da sociedade digital. Apresenta-se, em primeiro lugar uma abordagem multidisciplinar a partir da obra a Maior Flor do Mundo de José Saramago; seguidamente, detalham-se partes mais relevantes que uniram tecnologias digitais no desenvolvimento da leitura, através do blogue Língua Portuguesa e, paralelamente, de uma rede social: o blogue, para um trabalho mais centrado na prática pedagógica; a rede social, para estimular a leitura livre e a partilha dessas experiências de leitura informal. Por último, surgiu o projeto biblioteca digital que consistiu no desenvolvimento de várias ações de acesso e promoção da leitura. A evidência recolhida através de observação do trabalho diário e dos dados relativos ao aumento do nível de proficiência leitora, revelam que estes ambientes de leitura digital, articulados com outras iniciativas de carácter multimodal, têm trazido benefícios académicos, sociais e pessoais aos alunos das escolas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.