A LEITURA AO CENTRO: como promover a literacia da leitura na escola

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.26-46

Keywords:

Leitura, Literacia, Literatura, Redes, Digital

Abstract

Tendo presente a centralidade da língua como instrumento basilar na economia curricular, destacou-se a leitura como competência basilar, não só no acesso ao saber, mas também na fruição estética, desde o primeiro ciclo até ao final do ensino secundário. Este artigo expõe e reflete acerca do trabalho dos autores, ao longo de mais de uma década, na busca de responder à baixa proficiência leitora evidenciada pelos alunos face a textos informativos e literários. Ao mesmo tempo, são analisadas propostas centradas no âmbito da literacia da leitura, sempre numa perspetiva multimodal de promoção do código linguístico tendo presente as profundas transformações comunicacionais patentes no acesso à informação no contexto da sociedade digital. Apresenta-se, em primeiro lugar uma abordagem multidisciplinar a partir da obra a Maior Flor do Mundo de José Saramago; seguidamente, detalham-se partes mais relevantes que uniram tecnologias digitais no desenvolvimento da leitura, através do blogue Língua Portuguesa e, paralelamente, de uma rede social: o blogue, para um trabalho mais centrado na prática pedagógica; a rede social, para estimular a leitura livre e a partilha dessas experiências de leitura informal. Por último, surgiu o projeto biblioteca digital que consistiu no desenvolvimento de várias ações de acesso e promoção da leitura. A evidência recolhida através de observação do trabalho diário e dos dados relativos ao aumento do nível de proficiência leitora, revelam que estes ambientes de leitura digital, articulados com outras iniciativas de carácter multimodal, têm trazido benefícios académicos, sociais e pessoais aos alunos das escolas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paulo M. Faria, Universidade do Minho

Doutor em Ciências da Educação, Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho, Portugal. Desenvolve o seu pos-doc na área da leitura digital. Desempenha Coordenador Cientifico-Pedagógico, Centro de Língua Portuguesa - Universidade Nacional de Timor Lorosa'e ao serviço do Camões, I.P. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8232-4815. E-mail: pauloprofe@gmail.com

Ádila Faria, Universidade do Minho

Doutora em Estudos da Criança, Tecnologias de Informação e Comunicação pela Universidade do Minho, Portugal. Integra vários grupos internacionais de pesquisa, como COST - Digital Literacy and Multimodal Practices of Young Children (DigiLitEY). Desempenha o cargo de Professora Bibliotecária. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5550-800X. E-mail: adifaria@gmail.com

Altina Ramos, Universidade do Minho

Doutora em Estudos da Criança, Tecnologias de Informação e Comunicação pela Universidade do Minho, Portugal. Professora Auxiliar no Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa da Universidade do Minho. Investigadora associada ao Centro de Investigação em Educação. ORCID: https://orcid.org /000-0002-5668-4304. E-mail: altina@ie.uminho.pt

Published

2020-06-28

How to Cite

FARIA, P. M.; FARIA, Ádila; RAMOS, A. A LEITURA AO CENTRO: como promover a literacia da leitura na escola. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 4, n. 2, p. 26–46, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.26-46. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7107. Acesso em: 21 nov. 2024.