What diversity are we talking about?

Intersex babies, their families, and the challenges of early childhood education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.19397

Keywords:

Intersex condition, Babies, Early childhood, Education, Diversity, Family

Abstract

The aim is to reflect on the difficulties faced by parents of babies living with the most common intersex condition, Congenital Adrenal Hyperplasia (CAH), highlighting the challenges of integration into early childhood education (ECE). It's a retrospective analysis of narratives using qualitative documentary methods. It revisits data from a doctoral study that investigated the perceptions of healthcare professionals and parents regarding babies born with this condition. The focus emerges from family narratives and the challenges they encounter in dealing with schools based on their lived experiences. It acknowledges the legal framework as an important tool for inclusion, but the social and political implications within the prevailing context perpetuate the invisibility of these children. It concludes that the redesign of ECE for effective inclusion demands intersectoral action involving various stakeholders, particularly the children.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Isabella Regina Gomes de Queiroz, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Psicóloga e Doutora em Medicina e Saúde Humana (EBMSP). Professora Adjunta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. 3

Silvanne Ribeiro-Velázquez, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Psicologia da Educação (Universitat de Barcelona). Pós doutora em Estudos em Letramentos na Primeira Infância - Benemérita Universidad Autónoma de Puebla/México (BUAP). Professora Adjunta da Faculdade de Educação - (UFBA) – Departamento I).

Carlos Alberto Ferreira Danon, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Doutor em Medicina e Saúde Humana (EBMSP). Professor Adjunto da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

References

APÓSTOLOS, R. A. A. C. dos. Identidade de gênero, função sexual e qualidade de vida em indivíduos com hiperplasia adrenal congênita e cariótipo 46XX registrados no sexo masculino. 2017. Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde Humana) – Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, 2017.

BARBOSA, M. C.; QUADROS, V. As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricular. Em Aberto, [S. l.], v. 30, n. 100, 18 jun. 2019. DOI: 10.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3358. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3213. Acesso em: 19 dez. 2023.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Organizado por Cláudio Brandão de Oliveira. Rio de Janeiro: Roma Victor, 2002. 320 p.

BRASIL. Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Presidência da República; Casa Civil; Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1990a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm. Acesso em: 19 dez. 2023.

BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1990b. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 19 dez. 2023.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 19 dez. 2023.

BRASIL. Resolução 05/2009. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: Câmara da Educação Básica, 2009. Disponível em: https://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf. Acesso em: 19 dez. 2023.

BRASIL. Projeto de Lei do Senado, n. 134, de 2018. Institui o Estatuto da Diversidade Sexual e de Gênero. Brasília, DF: Senado Federal, 2018. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/132701. Acesso em: 19 dez. 2023.

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Record, 2003.

BUTLER J. El gênero em disputa. El feminismo y la subversión de la identidad. Barcelona: Paidós, 2008.

CFM. Conselho Federal de Medicina. Resolução CFM n. 1.664, de 12 de maio de 2003. Dispõe sobre as normas técnicas necessárias para o tratamento de pacientes portadores de anomalias de diferenciação sexual. Brasília, DF: Conselho Federal de Medicina, 2003. Disponível em: https://sistemas.cfm.org.br/normas/arquivos/resolucoes/BR/2003/1664_2003.pdf. Acesso em: 19 dez. 2023.

COSTA R. P. da. Os onze sexos: as múltiplas faces da sexualidade humana. 4. ed. São Paulo: Kondo Editora, 2005.

DEDA, B.; VALLE, M.M.R. Intersexualidade e sua (in)visibilidade na educação básica. In: ENALIC, 8., 2021. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/85410 . Acesso em: 17 dez. 2023.

FEDERMAN, D. D. Three Facets of Sexual Differentiation. New England Journal of Medicine, [S. l.], v. 350, n. 4, p. 323–324, 22 jan. 2004. DOI: 10.1056/NEJMp038175. Disponível em: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/nejmp038175. Acesso em: 19 dez. 2023.

FREUD, S. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Rio de Janeiro: Imago, 1969.

GOLSE, B.; BYDLOWSKI, M. Da transparência psíquica à preocupação materna primária: uma via de objetalização. In: CORRÊA FILHO, L.; CORRÊA GIRADE, M. H.; FRANÇA, P. (org.). Novos olhares sobre a gestação e a criança até 3 anos: saúde perinatal, educação e desenvolvimento do bebê. Brasília: L.G.E. Editora, 2022. p. 117-130.

HUGHES, I. A.; HOUK, C.; AHMED, S. F.; LEE, P. A. LWPES1/ESPE2 CONSENSUS GROUP. Consensus statement on management of intersex disorders. Archives of Disease in Childhood, [S. l.], v. 91, n. 7, p. 554–563, 14 jun. 2005. DOI: 10.1136%2Fadc.2006.098319. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2082839/. Acesso em: 19 dez. 2023.

LEITE JUNIOR, J. “Nossos corpos também mudam”: sexo, gênero e a invenção das categorias “travesti” e “transexual” no discurso científico. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica De São Paulo, São Paulo, 2008.

MONEY, J.; EHRHARDT, A. A. Man & woman, boy & girl. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1972.

NOVAS REGRAS permitem registrar crianças com o sexo ignorado na DNV. Conselho Nacional de Justiça, Brasília, DF, 24 ago. 2021. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/novas-regras-permitem-registrar-criancas-com-o-sexo-ignorado-na-dnv/. Acesso em: 19 dez. 2023.

QUEIROZ, I. R. G. de. Percepção de pais e de profissionais de saúde sobre filhos/ pacientes com hiperplasia adrenal congênita e desordem do desenvolvimento sexual. 2018. Tese (Doutorado em Medicina e Saúde Humana) – Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, 2018.

QUEIROZ, I. R. G. de; PONDÉ, M. P. Pesquisa Documental de Prontuários de Atendimento Psicanalítico de Bebês: Proposta De Análise Qualitativa em Cinco Tempos. Rev. Investigação Qualitativa em Saúde: Avanços E Desafios, [S. l.], v. 3, n. 1. p. 1008-1017, 2020. DOI: 10.36367/ntqr.3.2020.1008-1017 Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342966085_Pesquisa_Documental_de_Prontuarios_de_Atendimento_Psicanalitico_de_Bebes_Proposta_de_Analise_Qualitativa_em_Cinco_Tempos. Acesso em 26 jan. 2024.

ROCHA, M. L. B. Sentidos e significados da intersexualidade na literatura: silenciamentos da vida e da arte. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.

ROSEMBERG, F. Políticas públicas de qualidade da Educação Infantil. In: SANTOS, M, O, dos; RIBEIRO, M, I, S, (org.). Educação Infantil: Os desafios estão postos. E o que estamos fazendo? Salvador: Sooffset, 2014. p. 169-185.

SANTOS, M. O. dos; RIBEIRO-VELÁZQUEZ, S. A qualidade da Educação Infantil que emerge de práticas docentes: uma construção de diferentes autores. Revista de Educação Pública, v. 3, v. 32, p. 255–278, jan./dez. 2023. DOI: 10.29286/rep.v32ijan/dez.14605. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1460. Acesso em: 14 dez. 2023.

SILVA, K. Z. da. Gênero e sexualidade na educação infantil: o que dizem as Dcnei e os documentos da rede municipal de ensino de Florianópolis In: SEMINÁRIO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE, 7., 2018, Rio Grande. Anais [...]. Rio Grande: Editora da FURG, 2018. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjFptiTt9aDAxUrFLkGHbM3B_AQFnoECAkQAQ&url=https%3A%2F%2F7seminario.furg.br%2Fimages%2Farquivo%2F254.pdf&usg=AOvVaw089lpEJcE-LaWcSzuGJG3F&opi=89978449 . Acesso em: 11 jan. 2024.

SPINOLA-CASTRO, A. M. A importância dos aspectos éticos e psicológicos na abordagem do intersexo. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, [S. l.], v. 49, p. 46–59, 1 fev. 2005. DOI: 10.1590/S0004-27302005000100007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abem/a/mGVhXqhtcmJq4CwNMtktX8x/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 dez. 2023.

TELLES-SILVEIRA, M. Hiperplasia Adrenal Congênita: "Quando o sexo precisa ser diagnosticado": um estudo qualitativo com médicos, pacientes e familiares. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola Paulista de Medicina, São Paulo, 2009.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração mundial sobre educação para todos e plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien: UNESCO, 1990.

Published

2024-07-12

How to Cite

QUEIROZ, I. R. G. de; RIBEIRO-VELÁZQUEZ, S.; DANON, C. A. F. What diversity are we talking about? : Intersex babies, their families, and the challenges of early childhood education. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 9, n. esp.1, p. e024003, 2024. DOI: 10.29378/plurais.v9iesp.1.19397. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/19397. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Saúde, Saúde Mental e Subjetividade na Educação Básica e Educação Profissional