Hierarchical segregation in the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.18164Keywords:
Hierarchical segregation, Federal Network of Professional, Scientific and Technological EducationAbstract
This work aims to analyze gender inequality, specifically the mechanism of hierarchical or vertical segregation in the occupation of positions and functions of leaders in the Federal Network of Professional, Scientific, and Technological Education, from data available on the Nilo Peçanha Platform in 2023. The research used qualitative and quantitative approaches, selecting the available data of the public servants, about age, gender, education, and time of service, to analyze the profile of the managers who work in the mentioned educational network. The study indicated that, in the occupation of management positions - Rectors, Pro-Rectors, and General Directors - there is a female under-representation, even when the women are endowed with productive characteristics identical or superior to those of their male counterparts - thus pointing out, that also in this area of federal public administration, the consolidation of gender inequalities and the greater professional advancement of men as one moves up the hierarchical ladder.
Downloads
References
ACCO, Marco Antônio de Castilhos; BERBARDES, Franco César; MOURA, Marcelo Gameiro de. Diagnóstico da situação da mulher na administração pública federal. Brasília, DF: Editora ENAP, 1998. Disponível em: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/813. Acesso em: 8 abr. 2023.
BIROLI, Flávia. Gênero e desigualdades: Os limites da democracia no Brasil. São Paulo, SP: Editora Boitempo, 2018.
BORDIEU, Pierre. A dominação masculina. Tradução: Maria Helena Bertrand Brasil. 17. ed. Rio de Janeiro, RJ: Editora Bertrand Brasil, 2020.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz (português de Portugal). Rio de Janeiro, RJ: Editora Bertrand Brasil, 1998.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução: Reynaldo Bairão. Rio de Janeiro, RJ: Editora Vozes, 2014.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 23 dez 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 24 jul. 2023.
BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 30 dez. 2008. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 24 jul. 2023.
BRASIL, Decreto n. 6986, de 20 de outubro de 2009. Regulamenta os Artigos 11, 12 e 13 da Lei 11.892, de 29 de Dezembro de 2008, que Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica e Cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, para Disciplinar o Processo de Escolha de Dirigentes no âmbito destes Institutos. Brasília, DF: Presidência da República, 20 out. 2009. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6986.htm. Acesso em: 24 jul. 2023
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Portaria. 1, de 3 de janeiro de 2018. Institui a Plataforma Nilo Peçanha – PNP, a Rede de Coleta, Validação e Disseminação das Estatísticas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Revalide. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 3, p. 10, 4 jan. 2018.
COUTO, Marcia Thereza; SCHRAIBER, Lilia Blima. Machismo hoje no Brasil: uma análise de gênero das percepções dos homens e das mulheres. In: VENTURI, Gustavo; GODINHO, Tatau (org.). Mulheres Brasileiras e Gênero nos Espaços Público e Privado: Uma Década de Mudanças na Opinião Pública. São Paulo- SP: Fundação Perseu Abramo, 2013.
GALLEGO-MORÓN, Nazareth; MATUS-LÓPEZ, Mauricio. Techo de cristal en las universidades españolas. Diagnóstico y causas. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 209-229, 2018. DOI: 10.30827/profesorado. v22i3.7999. Disponível em: https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/7999. Acesso em: 24 jul. 2023.
GATTI, Bernardete Angelina. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 11-30, jan./abr. 2004. DOI: 10.1590/S1517-97022004000100002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/XBpXkMkBSsbBCrCLWjzyWyB/?lang=pt. Acesso em: 24 jul. 2023.
GONZÁLEZ, Obdulia Torres; PAU, Bernadette. Techo de cristal y suelo pegajoso: La situación de la mujer en los sistemas alemán y español de ciencia y tecnología. CTS: Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad, [S. l.], v. 6, n.18, p. 35-59, 2011. ISSN 1668-0030. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=92422639002. Acesso em: 24 jul. 2023.
LOMBARDI, Maria Rosa. Engenheira e gerente: Desafios enfrentados por mulheres em posições de comando na área tecnológica. Revista Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v 2, n. 3, 2006. DOI: 10.3895/rts.v2n3.2485. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2485. Acesso em: 24 jul. 2023.
SABOYA, Maria Clara Lopes. Relações de gênero, ciência e tecnologia: uma revisão da bibliografia nacional e internacional. Educação, Gestão e Sociedade: revista da Faculdade Eça de Queirós, [S. l.], v. 3, n. 12, 2013. Disponível em: www.faceq.edu.br/regs. Acesso em: 22 jul. 2023.
SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovan. Violência doméstica ou a lógica do galinheiro. In: KUPSTAS, M. (org.). Violência em debate. São Paulo- SP: Editora Moderna, 1997.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação &Amp; Realidade, [S. l.], v. 20, n. 2, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71721. Acesso em: 22 jul. 2023.
VAZ, Daniela Verzola. O teto de vidro nas organizações públicas: evidências para o Brasil. Economia e Sociedade, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 765-790, 2013. DOI:10.1590/S0104-06182013000300007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ecos/a/FSfpH9NQg6qHy3Hky8tCXyt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 jul. 2023.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Catia Brito dos S. Nunes, Jorge García Marín, João Diógenes F. dos Santos (Autor)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.