Desafios na gestão da modalidade de educação a distância
uma análise da trajetória de implantação e institucionalização da EAD na Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.13243Keywords:
Gestão EaD, UNEB, UABAbstract
Este artigo tem por objetivo avaliar os desafios enfrentados pela Uneb na gestão da implantação e institucionalização da EaD na Bahia. Em relação ao percurso metodológico trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagm qualitativa, que se constitui como estudo de caso único da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A coleta de dados primários se deu através da observação direta e da análise documental, principalmente, a partir dos relatórios de gestão publicados nos anos de 2018, 2019 e 2020. Os dados coletados foram triagulados no processo de análise para consolidação. No caso da Uneb, verifica-se que a gestão da implantação e institucionalização da EaD, e as alterações de gestão implementadas a partir de 2019, ajudaram a Unidade a solucionar a totalidades dos problemas apontados no diagnóstico realizado em 2018. Os resultados deste estudo indicam que a qualidade da gestão assegura a institucionalização da modalidade, viabilizando que a Universidade cumpra a sua função social, que é a de promover a formação qualitativa dos estudantes, fazendo as entregas necessárias ao cumprimento do seu papel na sociedade e contribuindo para assegurar a democratização, a interiorização e a universalização da Educação a Distância na Bahia e no Brasil. Os principais desafios encontrados e superados são: institcionalização da Unidade em 2014; recredenciamento da modalidade de educação adistância, em 2019, com alcance da nota 4; e atualização do regimento, fortalecendo a organização dos processos internos. Há ainda desafios a serem superados, principalmente, na consolidação do modelo acadêmico e na institucionalização da produção do material didático.
Downloads
References
BRASIL, Ministério de Educação. Decreto 5622 de 19 de dezembro 2005. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2005/decreto-5622-19-dezembro-2005-539654-publicacaooriginal-39018-pe.html> Acesso em: 18 de Out. 2021.
BRASIL, Ministério de Educação. Lei Nº 10.861 de 14 de Abril de 2004. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm > Acesso em: 18 de Out. 2021.
BRASIL, Ministério de Educação. Lei Nº 9394 de 20 de Nov. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em: 18 de Out. 2021.
DA SILVA, Robson Santos. Gestão de EaD (p. 7). Novatec Editora. Edição do Kindle. 2013.
MAIA, Carmem; MATTAR, João. ABC da EaD: a educação a distância hoje (p. V). 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
OLIVEIRA, Fabiano Viana; PEREIRA, Aliger dos Santos Pereira. Política Pública Educacional: A Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Curso de Especialização em Gestão Pública EaD na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Revista Educação e Ciências Sociais (ISSN: 2595-9980), Salvador, v.3, n.4, 2020. Disponível em: Acesso em: 18/09/2021.
UNEAD, Unidade Acadêmica de Educação a Distância. Relatório de Diagnóstico dos Polos que atendem a Modalidade EaD da Uneb. Bahia, Universidade do Estado da Bahia – Uneb, 2018.
UNEAD, Unidade Acadêmica de Educação a Distância. Relatório de Diagnóstico dos Polos que atendem a Modalidade EaD da Uneb. Bahia, Universidade do Estado da Bahia – Uneb, 2019.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2008.
SILVA, Carlos Alberto. Educação digital: transformações e entraves. Edição do Kindle. Oliveira: MG. 2017.
SISUAB, Sistema da Universidade Aberta do Brasil. Documento da área de Educação. Disponível em: <https://sisuab2.capes.gov.br/sisuab2/paginas/ies/cadastro.xhtml?cid=1> Acesso em: 18 de Out. 2021.
SCHEIN, Edgar H. Cultura Organizacional e Liderança. São Paulo: Editora Atlas, 2009.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.