Desafios na gestão da modalidade de educação a distância

uma análise da trajetória de implantação e institucionalização da EAD na Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.13243

Keywords:

Gestão EaD, UNEB, UAB

Abstract

Este artigo tem por objetivo avaliar os desafios enfrentados pela Uneb na gestão da implantação e institucionalização da EaD na Bahia. Em relação ao percurso metodológico trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagm qualitativa, que se constitui como estudo de caso único da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A coleta de dados primários se deu através da observação direta e da análise documental, principalmente, a partir dos relatórios de gestão publicados nos anos de 2018, 2019 e 2020. Os dados coletados foram triagulados no processo de análise para consolidação. No caso da Uneb, verifica-se que a gestão da implantação e institucionalização da EaD, e as alterações de gestão implementadas a partir de 2019, ajudaram a Unidade a solucionar a totalidades dos problemas apontados no diagnóstico realizado em 2018. Os resultados deste estudo indicam que a qualidade da gestão assegura a institucionalização da modalidade, viabilizando que a Universidade cumpra a sua função social, que é a de promover a formação qualitativa dos estudantes, fazendo as entregas necessárias ao cumprimento do seu papel na sociedade e contribuindo para assegurar a democratização, a interiorização e a universalização da Educação a Distância na Bahia e no Brasil. Os principais desafios encontrados e superados são: institcionalização da Unidade em 2014; recredenciamento da modalidade de educação adistância, em 2019, com alcance da nota 4; e atualização do regimento, fortalecendo a organização dos processos internos. Há ainda desafios a serem superados, principalmente, na consolidação do modelo acadêmico e na institucionalização da produção do material didático.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tânia Moura Benevides, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Administração (UFBA). Professora Adjunta (UFBA). Grupo de Pesquisa em QualiSalvador (UFBA). Brasil. E-mail: tbenevides@ufba.br.

Hércules Santos Andrade, Instituto Federal da Bahia

Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (UNEB). Produtor de Conteúdo (IFBA). Grupo de Pesquisa em Difusão do Conhecimento, Educação, Tecnologia e Modelagens Sociais – DCETM (UNEB). Brasil. E-mail: hercules.andrade@ifba.edu.br.

Lídia Boaventura Pimenta, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação (UFBA). Coordenadora Adjunta da Unead (UNEB). Grupo de Pesquisa Educação, Universidade e Região (UNEB). Brasil. E-mail: hercules.andrade@ifba.edu.br.

References

BRASIL, Ministério de Educação. Decreto 5622 de 19 de dezembro 2005. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2005/decreto-5622-19-dezembro-2005-539654-publicacaooriginal-39018-pe.html> Acesso em: 18 de Out. 2021.

BRASIL, Ministério de Educação. Lei Nº 10.861 de 14 de Abril de 2004. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm > Acesso em: 18 de Out. 2021.

BRASIL, Ministério de Educação. Lei Nº 9394 de 20 de Nov. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em: 18 de Out. 2021.

DA SILVA, Robson Santos. Gestão de EaD (p. 7). Novatec Editora. Edição do Kindle. 2013.

MAIA, Carmem; MATTAR, João. ABC da EaD: a educação a distância hoje (p. V). 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

OLIVEIRA, Fabiano Viana; PEREIRA, Aliger dos Santos Pereira. Política Pública Educacional: A Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Curso de Especialização em Gestão Pública EaD na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Revista Educação e Ciências Sociais (ISSN: 2595-9980), Salvador, v.3, n.4, 2020. Disponível em: Acesso em: 18/09/2021.

UNEAD, Unidade Acadêmica de Educação a Distância. Relatório de Diagnóstico dos Polos que atendem a Modalidade EaD da Uneb. Bahia, Universidade do Estado da Bahia – Uneb, 2018.

UNEAD, Unidade Acadêmica de Educação a Distância. Relatório de Diagnóstico dos Polos que atendem a Modalidade EaD da Uneb. Bahia, Universidade do Estado da Bahia – Uneb, 2019.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2008.

SILVA, Carlos Alberto. Educação digital: transformações e entraves. Edição do Kindle. Oliveira: MG. 2017.

SISUAB, Sistema da Universidade Aberta do Brasil. Documento da área de Educação. Disponível em: <https://sisuab2.capes.gov.br/sisuab2/paginas/ies/cadastro.xhtml?cid=1> Acesso em: 18 de Out. 2021.

SCHEIN, Edgar H. Cultura Organizacional e Liderança. São Paulo: Editora Atlas, 2009.

Published

2021-11-28

How to Cite

BENEVIDES, T. M.; ANDRADE, H. S.; PIMENTA, . L. B. . Desafios na gestão da modalidade de educação a distância: uma análise da trajetória de implantação e institucionalização da EAD na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 3, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.13243. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/13243. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático