Expansão, interiorização e acesso ao ensino superior no Estado da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.11847Keywords:
Ensino superior, Inclusão, Interiorização, Territórios de identidadeAbstract
Este artigo tem a finalidade de apresentar a evolução do acesso ao ensino superior (ES) no estado da Bahia e em seus Territórios de Identidade (TI) e municípios, bem como relacionar este processo com o perfil da rede de instituições de ensino superior (IES) no estado. Utilizou-se de dados secundários do Censo Demográfico dos anos 2000 e 2010 e projeção para 2020. Foram utilizados, também, dados públicos disponíveis no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (Cadastro e-MEC) e consulta aos sítios de IES, para caracterizar as instituições com sede na Bahia. No período estudado, o acesso ao ES cresceu no estado, este foi maior nos TI mais desenvolvidos. Registrou-se o crescimento da presença de pessoas autodeclaradas negras e de baixa renda no ES, mas esta ampliação não foi suficiente para atingir os níveis de representatividade destes grupos na sociedade baiana. As IES do estado caracterizam-se em maioria por faculdades com fins lucrativos e o acesso ao ES esteve diretamente ligado a maior disponibilidade de instituições no território. Considera-se importante a regulação do Estado no processo de implantação de novas IES, não só pensando na localização destas, mas também, nos cursos ofertados e sua relação com o contexto territorial, em políticas que promovam acesso dos grupos excluídos (regiões menos desenvolvidas, grupos étnico-raciais e população de baixa renda), nos currículos que considerem a sociedade multirracial, multiétnica e diversa em povos, comunidades e segmentos variados de classe.
Downloads
References
AGUIAR, Vilma. Um balanço das políticas do governo Lula para a educação superior: continuidade e ruptura. Rev. Sociol. Polit., Curitiba , v. 24, n. 57, p. 113-126, Mar. 2016 http://dx.doi.org/10.1590/1678-987316245708.
ALMEIDA FILHO, Naomar M de. O Contexto histórico do bacharelado Interdisciplinar em Saúde no Brasil. In: SANTANA, Luciana Alaíde Alves, OLIVEIRA, Roberval Passos, MEIRELES, Everson, et al. BIS: Bacharelado Interdisciplinar em Saúde – Inovações Curriculares, Formação Interprofissional Integrada e em Ciclos. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB: Cruz das Almas. 2016. 13-16 p.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira; SULIANO, Daniele Cirilo. Avaliação dos impactos sociais oriundos da interiorização da Universidade Federal do Ceará (UFC). Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília , v. 96, n. 243, p. 282-298, ago. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772009000200007.
BERTOLIN, Júlio C. G.. Avaliação da educação superior brasileira: relevância, diversidade, equidade e eficácia dos sistemas em tempos de mercantilização. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 14, n.2, p.351-383, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772009000200007&lng=pt&nrm=iso>. Acessos: 26/11/2020.
BOAVENTURA, Edivaldo M. et al. Interiorização da Educação Superior no Estado da Bahia. Revista de Desenvolvimento Econômico – RDE: Salvador - Ba - Ano XVII - Edição especial - Dezembro de 2015, p. 653 –67. Disponível em: https://revistas.unifacs.br/index.php/rde/article/view/4029. Acesso: 26/11/2020
BRASIL. LEI Nº 9.394 DE 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. D.O. DE 23/12/1996, P. 27833. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso 26/11/2020.
BRASIL. Decreto Nº 2.306, de 19 de agosto de 1997. Regulamenta, para o Sistema Federal de Ensino. Diário Oficial da União - Seção 1 - 20/8/1997, Página 17991. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1997/decreto-2306-19-agosto-1997-437195-norma-pe.html. Acesso 26/11/2020.
BRASIL. LEI Nº 11.096 de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade Para Todos - Prouni, Regula a Atuação de Entidades Beneficentes de Assistência Social no Ensino Superior, Altera a Lei Nº 10.891, de 9 de Julho de 2004, e dá Outras Providências. D.O.U. DE 14/01/2005, P. 7. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11096.htm. Acesso 19/11/2020.
BRASIL. LEI Nº 12.711 de 29 de agosto de 2012. Dispõe Sobre o Ingresso nas Universidades Federais e nas Instituições Federais de Ensino Técnico de Nível Médio e dá Outras Providências. D.O.U. DE 30/08/2012, P. 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso 26.11.2020.
BRITO, Leonardo Chagas de. A importância dos estudos sobre interiorização da universidade e reestruturação territorial. Espaço e Economia [Online], 4: 2014. Disponível em:: http://journals.openedition.org/espacoeconomia/802. Acesso: 12/11/2020
CORBUCCI , PAULO R. Financiamento e Democratização do Acesso à Educação Superior no Brasil: da deserção do Estado ao projeto de reforma. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 88, p. 677-701, 2004. Disponível em: file:///C:/Users/1651822/AppData/Local/Temp/a03v2588.pdf. Acesso: 26/11/2020.
CUNHA, LUIZ A. O Ensino Superior no Octênio FHC. Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n. 82, p. 37-61, 2003. Disponível em: file:///C:/Users/1651822/Downloads/O_ensino_superior_no_octenio_FHC.pdf. Acesso 19.11.2020.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação superior: 2010 – Resumo técnico. – Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2012. Disponível em: file:///C:/Users/1651822/AppData/Local/Temp/divulgacao_censo_2010.pdf. Acesso: 19.11.2020.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2018 [recurso eletrônico]. – Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf. Acesso 26/11/2020
LOPES, Ronaldo André, SILVA, Guilherme Henrique Gomes da, FERREIRA. Eric Batista . A Lei de Cotas e o acesso à Universidade Federal de Alfenas por estudantes pertencentes a grupos sub-representados. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 102, n. 260, p. 148-176, jan./abr. 20. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.3961
MEC/SESu -Ministério da Educação /Secretaria de Educação Superior. REUNI - Restruturação e Expansão do ensino Superior: Diretrizes gerais (Plano de desenvolvimento da educação). Brasília: MEC/SESu, 2007. Disponível em: file:///C:/Users/1651822/AppData/Local/Temp/diretrizesreuni.pdf. Acesso: 26/11/2020.
MEC/INEP/DEAES - Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira /Diretoria de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior. Censo da Educação Superior 2004 - Resumo Técnico. Brasília – DF, 2005. Disponível em: file:///C:/Users/1651822/AppData/Local/Temp/Resumo_tecnico-Censo_2004.pdf. Acesso 19.11.2020.
MORHY, Lauro. Universidade no Mundo: universidade em questão. Brasília: Editora Universidade de Brasília, Volume II, 2004.
MOTA JUNIOR, Antônio de Macedo , TORRES, Henderson Carvalho. Educação Superior no Estado da Bahia: contexto histórico e expansão da oferta. Revista Multidisciplinar Plurais: Salvador, v. 2, n.2, p. 83-106,abr./ago. 2017. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3955. Acesso 26/11/2020.
OLIVEIRA, Livio Luiz Soares de. A interiorização do ensino superior no Rio Grande do Sul. Revista Indicadores Econômicos, Vol. 44, No. 3 (July 2017): pp. 81-95. Disponível em: file:///C:/Users/1651822/AppData/Local/Temp/MPRA_paper_92367.pdf. Acesso: 17.11.20.
OLIVEIRA, Anandra Santos Ribeiro de; SILVA, Ivair Ramos. Políticas de Inclusão Social no Ensino Superior Brasileiro: Um Estudo Sobre o Perfil Socioeconômico de Estudantes nos Anos 2010 a 2012. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 33, e153900, 2017 https://doi.org/10.1590/0102-4698153900
RODRIGUEZ, Margarita V, MARTINS, Liliana G de A. As Políticas de Privatização e Interiorização do Ensino Superior: Massificação ou Democratização da Educação Brasileira? Revista de Educação, v. 8 n. 8, 2005. Disponível em: file:///C:/Users/1651822/AppData/Local/Temp/2210-Texto%20do%20artigo-8495-1-10-20150710.pdf
SANTANA, Luciana Alaíde A, MEIRELES, Everson, CARVALHO, José Jorge de. Acesso às Instituições Federais de Ensino Superior Brasileiras Após a Lei De Cotas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; Salvador – Ba: v. 28 n. 55, 2019. P.127-141 Disponível em: file:///C:/Users/1651822/AppData/Local/Temp/7173-Texto%20do%20artigo-18550-1-10-20190830.pdf
SANTOS, Pablo Henrique Lacerda dos. A Expansão e Interiorização do Ensino Superior na Bahia: O caso da UFOB. In: XVI Congresso Internacional –FoMerco. Salvador, 2017. Disponível em: http://www.congresso2017.fomerco.com.br/site/anaiscomplementares2?AREA=10. Acesso: 19.11.2020.
TEIXEIRA, Ana Maria Freitas, LARREA-KILLINGER, Cristina. Expansão e Democratização do Ensino Superior na Bahia: A Implantação da Universidade Federal do Sul Da Bahia e as Expectativas dos Alunos do Ensino Médio Público. Poiésis - Santa Catarina-PR: v. 9, n. 16, 2015. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v9e162015399-417
TERRA, Rosane Beatris Mariano da Rocha Barcellos; CARRARO, Guilherme Streit; FERREIRA, Maria Paula da Rosa. As Políticas Públicas de Inclusão ao Ensino Superior: uma análise do contexto brasileiro nos últimos 20 anos. Sequência (Florianópolis), Florianópolis , n. 83, p. 142-159, dez. 2019. https://doi.org/10.5007/2177-7055.2019v41n83p142
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.