Comentários diretos e indiretos na revisão textual utilizando ferramentas digitais
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n3.10197Keywords:
Revisão textual, Ferramentas digitais, Interação, Processo de escritaAbstract
Neste trabalho apresentamos os resultados de uma investigação realizada no âmbito do Mestrado em Escrita e Alfabetização da Universidade de La Plata, Argentina, sobre um dos processos envolvidos na construção do conhecimento sobre a escrita: revisar um texto para melhorá-lo. Especificamente aborda-se a revisão do texto de outro e comentá-lo por escrito através de ferramentas digitais, uma vez que a tecnologia é atualmente uma parte fundamental das interações escritas que ocorrem socialmente. A investigação foi realizada com meninos e meninas de 7 anos de idade que frequentavam o 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de São Paulo, Brasil. Essas crianças já dominavam o princípio alfabético do sistema de escrita e estavam em condições de refletir sobre a composição escrita, lendo sozinhos e comentando por escrito. Nossas questões principais de pesquisa foram compreender qual conteúdo linguístico as crianças poderiam selecionar para comentar os textos, quais estratégias de comunicação usariam com a ferramenta digital proposta e como seriam as trocas orais no processo de revisão dos textos. Entre os principais resultados, destacamos a análise dos diferentes espaços de texto em que os alunos decidem escrever seus comentários sobre o texto dos colegas, proposto para leitura, a realização de diferentes tipos de comentários que chamaremos de diretos e indiretos, e seu impacto no texto e, finalmente, a importância das trocas orais entre os pares de autores e comentaristas dos textos para entender os diferentes aprendizados que foram desenvolvidos na proposta didática.
Downloads
References
CASTEDO, Mirta. Procesos de revisión de textos en situación didáctica de intercambio entre pares. Tese (Doutorado). Tesis de Doctorado. Departamento de Investigaciones Educativas del Centro de Investigación y Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional. Cinvestav, México, 2003.
FERREIRO, Emilia; LUQUEZ, Sonia. La revisión de un texto ajeno utilizando un procesador de palabras. Revista Latinoamericana de Lectura (Lectura y vida), v. 24, n. 2, p. 50-61, 2003.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1996.
GALABURRI, María Laura. La transformación de contenidos en la continuidad de las situaciones didácticas de revisión de textos. Dissertação (Mestrado). Facultad de Filosofía y Letras. Universidad de Buenos Aires, 2004.
KRISCAUTZKY, Marina. Seleccionar información en internet. Problemas y soluciones de los nuevos lectores ante la confiabilidad de las fuentes digitales de información. Tese (Doutorado) - Departamento de investigaciones educativas, CINVESTAV-IPN, 2014.
PELÁEZ, M.A. La transformación de contenidos abordados por los alumnos a través de situaciones didácticas de lectura, escritura y revisión de textos narrativos ficcionales. Tese (Doutorado). 2016. Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación.
PERELMAN, F.; ESTÉVEZ, V. Herramientas para enseñar a leer y producir en medios digitales. Buenos Aires: Aique, 2014.
TOLCHINSKY, Liliana. A aprendizagem da linguagem escrita. São Paulo: Ática, 1995.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.