Educação e Alfabetização: contribuições da abordagem psicogenética para a pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n3.10150Keywords:
Educação, Alfabetização de Crianças, Jovens e Adultos, Abordagem PsicogenéticaAbstract
Esse Dossiê se inscreve em um conjunto de ações articuladas entre diversas Universidades da América Latina, em prol do fortalecimento da discussão sobre a alfabetização entendida como o ingresso nas culturas do escrito. Os trabalhos aqui apresentados tomam como referência as contribuições das investigações psicolinguísticas no âmbito da abordagem psicogenética propostas inicialmente por Emilia Ferreiro, responsável por inaugurar um novo campo teórico a partir de uma perspectiva de investigação original, tanto pela sua proposta metodológica como pelos resultados que dela surgiram.
Downloads
References
BORZONE, A. M.; SIGNORINI, A. Del habla a la escritura. La conciencia linguística como una forma de transición natural. Lectura Y Vida, 9/2, p. 5–9, 1988.
FERREIRO, E. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito. São Paulo, Cortez. 2013.
FERREIRO, E. [et al.] Reflexiones metalingüísticas de los niños sobre aspectos de la escritura del español. Rosario: Humanidades y Artes Ediciones - HyA ediciones, 2019a.
FERREIRO, E. Research perspectives in beginning literacy. Methodological and epistemic dichotomies / Prospectivas en investigación sobre alfabetización inicial. Dicotomías metodológicas y epistemológicas, Infancia y Aprendizaje / Journal for the Study of Education and Development, v. 42, n. 1, p. 01–36, 2019b.
FERREIRO, E; TEBEROSKY, A. Los sistemas de escritura en el desarrollo del niño. México: Siglo XXI, 1979.
LERNER, Delia. Ler e Escrever na escola: o real, o possível e o necessário. P. Alegre: ARTMED, 2002.
ZAMUDIO, C. Objetivación del lenguaje y conocimiento metalingüístico: transformaciones que posibilita la escritura. Lingüística Mexicana. Nueva Época, v. 2, n. 2, p. 99-131, 16 jun. 2020.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.