O uso da realidade aumentada com dispositivos móveis na educação matemática como potência na geometria espacial

Palavras-chave: Geometria Espacial, Realidade Aumentada, Tecnologias Educacionais

Resumo

Este texto apresenta o uso da realidade aumentada em dispositivos móveis como um recurso educacional potencial para o ensino de Geometria Espacial, pois essa tecnologia disruptiva permite que o aluno se aproxime do objeto de aprendizagem, através da visualização interativa e imersiva de conceitos abstratos da matemática. Visto que a realidade aumentada possibilita a manipulação de objetos virtuais tridimensionais, os quais podem são visualizados sobrepostos ao ambiente físico, esse texto argumenta como a ferramenta pode ser utilizada no ensino de Geometria Espacial, com o objetivo de promover experiências significativas aos alunos pela manipulação de sólidos geométricos em seus dispositivos móveis.

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Biografia do Autor

Luis Otoni Meireles Ribeiro, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - IFSul Mestrado em Educação e Tecnologia - MPET
Prof. Dr. Luis Otoni Meireles RibeiroInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL)Professor Titular do Mestrado em Educação e Tecnologia - MPET
Celular: (53) 99106-4790 Claro - (53) 99911-7137 TIMluis.otoni@gmail.comluisribeiro@ifsul.edu.br--
Pós-doutor em Educação na UFSCDoutor em Informática na Educação na UFRGS
Mestre em Tecnologia - Educação Tecnológica no CEFET-PR/UTFPR
Especialista em Educação Continuada e a Distância na UNB
Especialista em Controle de Processos no CEFET-MG
Lisandra Xavier Guterres, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL)Mestranda em Educação e Tecnologia - MPETDesign Gráfico - Universidade Federal de Pelotas
Denise Nascimento Silveira, UFPEL - Universidade Federal de Pelotas Instituto de Física e Matemática - IFM Departamento de Matemática e Estatística - DME

Denise Nascimento Silveira
UFPEL - Universidade Federal de Pelotas
Instituto de Física e Matemática - IFM
Departamento de Matemática e Estatística - DME

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Publicado
2020-08-18
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Como Citar
Ribeiro, L. O. M., Guterres, L. X., & Silveira, D. N. (2020). O uso da realidade aumentada com dispositivos móveis na educação matemática como potência na geometria espacial. Plurais Revista Multidisciplinar, 5(2), 40-57. https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.8922
Seção
Dossiê Temático