O uso da realidade aumentada com dispositivos móveis na educação matemática como potência na geometria espacial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.8922

Palavras-chave:

Geometria Espacial, Realidade Aumentada, Tecnologias Educacionais

Resumo

Este texto apresenta o uso da realidade aumentada em dispositivos móveis como um recurso educacional potencial para o ensino de Geometria Espacial, pois essa tecnologia disruptiva permite que o aluno se aproxime do objeto de aprendizagem, através da visualização interativa e imersiva de conceitos abstratos da matemática. Visto que a realidade aumentada possibilita a manipulação de objetos virtuais tridimensionais, os quais podem são visualizados sobrepostos ao ambiente físico, esse texto argumenta como a ferramenta pode ser utilizada no ensino de Geometria Espacial, com o objetivo de promover experiências significativas aos alunos pela manipulação de sólidos geométricos em seus dispositivos móveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Otoni Meireles Ribeiro, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - IFSul Mestrado em Educação e Tecnologia - MPET

Prof. Dr. Luis Otoni Meireles RibeiroInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL)Professor Titular do Mestrado em Educação e Tecnologia - MPET
Celular: (53) 99106-4790 Claro - (53) 99911-7137 TIMluis.otoni@gmail.comluisribeiro@ifsul.edu.br--
Pós-doutor em Educação na UFSCDoutor em Informática na Educação na UFRGS
Mestre em Tecnologia - Educação Tecnológica no CEFET-PR/UTFPR
Especialista em Educação Continuada e a Distância na UNB
Especialista em Controle de Processos no CEFET-MG

Lisandra Xavier Guterres, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL)Mestranda em Educação e Tecnologia - MPETDesign Gráfico - Universidade Federal de Pelotas

Denise Nascimento Silveira, UFPEL - Universidade Federal de Pelotas Instituto de Física e Matemática - IFM Departamento de Matemática e Estatística - DME

Denise Nascimento Silveira
UFPEL - Universidade Federal de Pelotas
Instituto de Física e Matemática - IFM
Departamento de Matemática e Estatística - DME

Referências

AUSUBEL, David. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Paralelo, 2003.

AZUMA, Ronald. A Survey of Augmented Reality. Teleoperators and Virtual Environments. Los Angeles, n. 6, p. 355 - 385, ago. 1997. Disponível em: <http://ronaldazuma.com/papers/ARpresence.pdf>. Acesso em: 08 maio 2018.

BECKER, Fernando; FRANCO, Sérgio Roberto (Org.). Revisitando Piaget. Porto Alegre: Mediação. 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino de primeira à quarta série. Brasília: MEC/SEF, 1998.

DE ALMEIDA, Caio Augusto Rabite; DE ARAÚJO LIMA, Fernando Tadeu; BORGES, Marcos Martins. Tectônicas Digitais: a (in) tangibilidade no processo de projeto em arquitetura. Design e Tecnologia, v. 9, n. 18, p. 01-21, 2019.

ESTADO DE MINAS. Brasil tem 230 mi de smartphones em uso. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2019/04/26/internas_economia,1049125/brasil-tem-230-mi-de-smartphones-em-uso.shtml>. Acesso em: 30 mai. 2020.

EVES, Howard. Introdução à história da matemática. Trad. Hygino H. Domingues. 3ª ed. Campinas-SP: Editora UNICAMP, 2004.

JONASSEN, David. Computadores, ferramentas cognitivas: desenvolver o pensamento crítico nas escolas. Porto: Porto Editora, 2007.

MARQUES, Vanessa; CALDEIRA, Cláudia Rosana. Dificuldades e carências na aprendizagem da Matemática do Ensino Fundamental e suas implicações no conhecimento da Geometria. Revista Thema, v. 15, n. 2, p. 403-413, 2018.

KIRNER, Cláudio.; KIRNER, Tereza. Evolução e Tendências da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada. In: Ribeiro, Marcos Wagner; Zorzal, Ezequiel Roberto (Org.). Realidade Virtual e Aumentada: Aplicações e Tendências. Realidade Virtual e Aumentada: Aplicações e Tendências. Porto Alegre: SBC, 2011, v. 1, p. 8-23.

KIRNER, Cláudio; SISCOUTO, Robson. Fundamentos da Realidade Aumentada. In: KIRNER, Cláudio; SISCOUTO, Robson (Org.). Realidade Virtual e Aumentada: Conceitos, Projeto e Aplicações. Petrópolis: SBC, 2007, p. 2-21. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/5044/504450759004.pdf>. Acesso em: 05 maio 2018.

PIAGET, Jean; GARCIA, Rolando. Psicogênese e história das Ciências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

PIAGET, Jean; INHELDER, Bärbel; A representação do espaço na criança. 1º. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1981.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2020-08-18

Como Citar

RIBEIRO, L. O. M.; GUTERRES, L. X.; SILVEIRA, D. N. O uso da realidade aumentada com dispositivos móveis na educação matemática como potência na geometria espacial. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 2, p. 40–57, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.8922. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8922. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático