LEITURA E TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA: ontem e hoje

Autores

  • Rosemary Lapa Oliveira Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pós-doutora e Doutora em Educação, Mestre em Linguística. Professora Titular do Departamento de Educação da UNEB - Campus l Salvador. Professora do Programa de Pós graduação em Educação e Contemporaneidade. Líder do Grupo de pesquisa e estudo em leitura e contação de histórias GPELCH/UNEB/PPGEDUC e membro de grupos de pesquisa FORMACCE-INFÂNCIA/UNEB. ORCID: 0000-0003-1165-826. E-mail: rosy.lapa@gmail.com http://orcid.org/0000-0003-1165-8265

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.171-192

Palavras-chave:

Leitura, Políticas Educacionais, Formação Docente, Letramento. Ensino

Resumo

O presente artigo tem por objetivo provocar uma discussão acerca das ações pedagógicas que envolvem as aulas de leitura no ensino médio das escolas de educação básica no Brasil, focando-se na produção de leitura e como, diante das políticas brasileiras sobre a formação docente, os professores continuam apresentando uma pedagogia da leitura que é obsoleta diante das demandas sociais e não alcança as expectativas dos textos do Governo Federal sobre a formação para o letramento. O percurso de construção do texto considerou um breve apanhado histórico, no qual se historicia a relação que a escola vem mantendo com a leitura, através de evidências documentais e literárias, culminando com dados empíricos de pesquisa realizada em uma escola de ensino médio da capital baiana no momento em que o livro didático é implantado no ensino médio. Assim, foram trazidos depoimentos de docentes e discentes relatando suas experiências com o ensino aprendizagem de leitura na escola. Os resultados apontam que, embora tenha havido uma melhora nos resultados de avaliações externas com relação à leitura, muito esforço ainda precisará ser dispensado para que a formação do leitor considere a autonomia, a situacionalidade e a intercriticidade, adjetivos considerados primordiais para a constituição de sujeitos de leitura.

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Biografia do Autor

Rosemary Lapa Oliveira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pós-doutora e Doutora em Educação, Mestre em Linguística. Professora Titular do Departamento de Educação da UNEB - Campus l Salvador. Professora do Programa de Pós graduação em Educação e Contemporaneidade. Líder do Grupo de pesquisa e estudo em leitura e contação de histórias GPELCH/UNEB/PPGEDUC e membro de grupos de pesquisa FORMACCE-INFÂNCIA/UNEB. ORCID: 0000-0003-1165-826. E-mail: rosy.lapa@gmail.com

Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pós-doutora e Doutora em Educação, Mestre em
Linguística. Professora Titular do Departamento de Educação da UNEB - Campus l Salvador.
Professora do Programa de Pós graduação em Educação e Contemporaneidade. Líder do Grupo
de pesquisa e estudo em leitura e contação de histórias GPELCH/UNEB/PPGEDUC e membro
de grupos de pesquisa FORMACCE-INFÂNCIA/UNEB. ORCID: 0000-0003-1165-8265.
E-mail: rosy.lapa@gmail.com

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Publicado

2020-08-07

Como Citar

OLIVEIRA, R. L. LEITURA E TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA: ontem e hoje. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 1, p. 171–192, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.171-192. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8884. Acesso em: 22 dez. 2024.