Gênero e Educação: um olhar sob a ótica da pedagogia da autonomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.8581

Palavras-chave:

Pedagogia da Autonomia, Corpo, Gênero, Sexualidade, Educação

Resumo

A discussão de gênero na educação é uma temática atual e ampla. Assim, este artigo tem por objetivo conhecer os conceitos de corpo, gênero e sexualidade, de modo a examinar sob a ótica da Pedagogia da Autonomia, possibilidades de ressignificar as concepções de gênero no processo educacional.  Para tanto, por meio da técnica bibliográfica refletiu-se sobre: a) os conceitos de corpo, gênero e sexualidade; b) à Pedagogia da Autonomia, de Freire, enquanto uma possibilidade de ressignificar as concepções de gênero no processo educacional. Esta investigação configura-se como uma breve reflexão de cunho revisional teórico acerca do tema, que versou um debate no intuito de uma educação verdadeiramente democrática, com base na igualdade de gênero. Acredita-se que a concepção freiriana de pedagogia da autonomia é atemporal e pode ser acionada para enfrentar questões contemporâneas (corpo, gênero e sexualidade). Concluímos como imprescindível o respeito a autonomia dos alunos por parte da instituição escolar, considerando e compreendendo a multiplicidade de suas subjetividades, para fortalecer seus processos de autoconstrução. Por meio desses mecanismos autônomos de construção consciente de subjetividades será possível consolidar, na prática docente, o respeito à diversidade de gênero e às sexualidades diversas, rompendo com padrões e estereótipos nocivos e violentos.

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Biografia do Autor

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão

Doutora em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Graduada em Psicologia pela UNIJUÍ; graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão.

Chana Francini Beltramin, Escola Sarandi

Mestranda em Educação pela UNIJUI, linha de pesquisa: Políticas Públicas educacionais. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade regional Integrada-URI de Frederico Westphalen. Pós Graduação em Atendimento educacional Especializado (AEE), Pós Graduação em LIBRAS ( Língua Brasileira de Sinais). Possuí formação para trabalhar inteligência Emocional e conflitos escolares, facilitadora da Jornada das Emoções.Tem experiência em anos iniciais e também atuou como docente no curso de Pedagogia no CESURG - Sarandi e na FASA - Santo Ângelo, onde atuou como coordenadora do curso de Pedagogia. Também atuou como professora titular do Colégio Tereza Verzeri em Santo Ângelo. Atualmente, atua como professora de AEE na Escola Sarandi e na Pós-Graduação na Faculdade Fátima.

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Publicado

2022-05-19

Como Citar

CASTAMAN, A. S.; BELTRAMIN, C. F. Gênero e Educação: um olhar sob a ótica da pedagogia da autonomia. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 7, p. 1–16, 2022. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.8581. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8581. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Mulheres na Educação Profissional e Tecnológica