A pedagogia política renovada do estado brasileiro para a formação profissional e conformação social de jovens de baixa renda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.36-53

Palavras-chave:

Juventude, Educação Profissional, Políticas Públicas

Resumo

O Governo Brasileiro tem dado atenção especial aos jovens, dedicando-lhes programas sociais diversos, dentre os quais se destacam o PROJOVEM, o PROEJA e o PRONATEC. A partir desta referência empírica, o artigo se ampara em análise de documentos para apontar a educação profissional integrada a estratégias de elevação de escolaridade como característica recorrente desses programas. Tal característica, entretanto, em vez de se identificar com a proposta de ensino integrado inspirada na concepção unitária de formação humana, como os documentos oficiais sugerem, na realidade, constitui-se em uma espécie de pedagogia política que se pauta nas ideias de empregabilidade, empreendedorismo e sustentabilidade para garantir, em condições renovadas, a mediação do conflito de classes. É por meio dessa pedagogia política que se busca educar os jovens pobres para encarar com naturalidade o desemprego e a precariedade social em que vivem.

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Biografia do Autor

José dos Santos Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutor em Sociologia (Universidade Estadual de Campinas, 2005), com estágio de Pós-doutoramento (Faculdade de Educação da UNICAMP, 2013-2014). Mestre em Educação (Universidade Federal Fluminense, 1998). Graduado em Pedagogia (Universidade Federal Fluminense, 1991). Professor Associado III de Economia Política da Educação e de Política Educacional do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ) e de cursos de licenciatura. Líder do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ); Editor da Revista Trabalho, Política e Sociedade. ORCID: 0000-0001-5433-0812. E-mail: jsantos.ufrrj@gmail.com

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Publicado

2020-05-06

Como Citar

SOUZA, J. dos S. A pedagogia política renovada do estado brasileiro para a formação profissional e conformação social de jovens de baixa renda. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 4, n. 3, p. 36–53, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.36-53. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7780. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático