ENUNCIAÇÕES ESTÉTICAS EM VÍDEOS ESCOLARES NA CULTURA DIGITAL: por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.132-144

Palavras-chave:

Enunciação Estética, Trabalhos Escolares, Paródias Videográficas Escolares, Cultura Digital, Vídeos Juvenis

Resumo

Uma típica comunicação contemporânea é cada dia mais carregada pelo componente estético enunciado em muitos trabalhos escolares juvenis em vídeos definidos como paródias no YouTube. Nesse sentido, esse ensaio propõe a reflexão de uma típica produção contemporânea juvenil baseada na narrativa videográfica. Trata-se de uma comunicação dialógica onde quem vê algo, vê e (re)age atribuindo sentidos que não só técnica e/ou criticamente, pois que o faz com todos seus poros, dilatando seu olhar com todas as pupilas materiais e imateriais de seu corpo, pele e alma. Uma produção que se mantém ativada na relação dinâmica também com fruidores/leitores dessas comunicações e que, em sintonia com a cultura digital, convida-nos a investigar a relação discursiva enunciada esteticamente nessas narrativas dispostas nas paródias videográficas escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Ines Boll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Departamento de Estudos Especializados e programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1089-3271. E-mail: cintia.boll@ufrgs.br

Daniel Nehme Muller, Escola Técnica Santo Inácio e Faculdade Monteiro Lobato

Escola Técnica Santo Inácio e Faculdade Monteiro Lobato. Desenvolvedor de software e sócio da Conexum Sistemas Computacionais Inteligentes Ltda. Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4845-4557. E-mail: daniel@conexum.com.br

Maristela Rossato, Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia

Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia - Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento. Professora do Programa de Pós-Graduação Psicologia do Desenvolvimento e Escolar. Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2009). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6457-9005. E-mail: maristelarossato@gmail.com

Margarete Axt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Aposentada, atuando como colaboradora convidada nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE). Doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5117-9894. E-mail: maaxt@ufrgs.br

Wilsa Maria Ramos, Universidade de Brasília

 

Downloads

Publicado

2020-06-28

Como Citar

BOLL, C. I.; MULLER, D. N.; ROSSATO, M.; AXT, M.; RAMOS, W. M. ENUNCIAÇÕES ESTÉTICAS EM VÍDEOS ESCOLARES NA CULTURA DIGITAL: por uma outra forma de olhar os estudos midiáticos na escola. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 4, n. 2, p. 132–144, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.132-144. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7115. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático