IDENTIDADES DOCENTES E DISCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: tessituras de si
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n1.219-236Palavras-chave:
Identidade Docente, Identidade Discente, Educação BásicaResumo
Considerando a relevância do debate sobre a construção identitária docente e discente da Educação Básica, problematizaremos, aqui, o processo de construção identitária desses sujeitos, tendo em vista nossa inserção nesse contexto, uma vez que somos professoras com experiências na Educação Básica. Discutiremos esse processo à luz de teóricos como Hall (2014, 2015), Josso (2004, 2006), Bondia (2002), Nóvoa (2009, 2010, 2014), Sales (2009), Rios (2015) dentre outros autores que consubstanciaram o nosso olhar nessa itinerância epistemológica. Nesse contexto, ressaltamos que a reflexão tecida acerca das experiências no contexto perpassa por inúmeros espaços e experiências que, ao longo do percurso de vida e formação, vão constituindo a pessoa que somos. A escrita está ancorada em duas pesquisas de mestrado, nas quais realizamos o movimento de pensar a constituição da identidade docente e discente. Para nós, um entrelaçamento dos fios que nos inquieta refletir sobre como acontece o procedimento em que vamos, cotidianamente, forjando nossa identidade – pessoal e profissional -, envolvendo experiências individuais, coletivas e colaborativas, bem como, os estudantes inseridos no contexto da Educação Básica, também, ao longo do percurso, vão tecendo a construção de suas identidades. O percurso metodológico situa-se na perspectiva da pesquisa qualitativa, enveredando pela fenomenologia – hermenêutica. Ainda nessa perspectiva, optamos pelo método (auto)Biográfico e a pesquisa participante, tendo como dispositivos de investigação a entrevista narrativa (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2002), o ateliê biográfico com inspiração nas pesquisas desenvolvidas por Delory-Momberger (2012), o grupo focal (GONDIM, 2003) e por fim, a entrevista semiestruturada (TRIVIÑOS, 2009).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.