INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE CURSOS: indícios que definem a qualidade de um curso de graduação na perspectiva do SINAES
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.17-34Palavras-chave:
Instrumentos de Avaliação de Cursos de Graduação, Indicadores de Qualidade, Ensino SuperiorResumo
O artigo se propõe à análise crítica dos instrumentos de avaliação externa de cursos de graduação, do sistema federal de ensino superior, produzidos sob a ótica da política de avaliação determinada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES - na intenção de extrair os atributos que identificam um curso como sendo de qualidade, na perspectiva dos indicadores oficiais determinados pelos referenciais mínimos, definidos pela Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação – SESu/MEC. Nesta perspectiva, foram considerados os instrumentos de avaliação de cursos de graduação editados entre 2004 e 2017, para fins de reconhecimento e/ou renovação de reconhecimento.
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