POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO SUPERIOR: acesso e permanência para estudantes com deficiência em uma universidade federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n3.114-135

Palavras-chave:

Política de Educação Superior, Educação Especial, Estudante com Deficiência

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar políticas destinadas a favorecer o acesso e a permanência de estudantes com deficiência em uma Universidade Federal. A Instituição analisada, adota a política de cotas para pessoas com deficiência, desde o ano de 2017, no entanto já desenvolve ações para favorecer a permanência, deste público-alvo, há mais tempo. O resgate legislativo atrelado a retomada cronológica de incentivo a permanência de acadêmicos com deficiência, teve como destaque o ano de 2008, no qual foi ratificada a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Para a realização da pesquisa documental utilizamos Relatórios de Gestão e dados estatísticos de estudantes ingressantes e concluintes, de modo a evidenciar informações sobre o público em questão. Também fizemos uso de outros documentos institucionais, como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Plano Pedagógico Institucional (PPI), a fim de elucidar relações entre a prédica e a prática da inclusão educacional. O fortalecimento do Atendimento Educacional Especializado e a organização dos dados sobre os estudantes com deficiência, são destacados como elementos determinantes para a ampliação do acesso e da permanência de estudantes público-alvo da educação especial na educação superior. A imprecisão do número de pessoas com deficiência, dentro da Instituição de Educação Superior, refreia o acompanhamento desses estudantes, por conseguinte, compromete o atendimento de suas reais necessidades. Verificou-se que as ações efetivadas pela divisão responsável por prestar atendimento a esse público, representam avanço no que se refere ao atendimento destes estudantes, entretanto, tais ações precisam ser ampliadas e institucionalizadas, consequentemente adquirindo assim, maior notoriedade na seara acadêmica, para que possam resultar na expressiva execução das atividades apontadas nos relatórios, implicando em avaliações alternativas, bem como adequação didática e demais intervenções no currículo, como também orientações acerca das particularidades de cada deficiência in loco, que considerem as singularidades de cada estudante, para de fato fomentar um currículo acessível e significativo, que atinja não apenas resultados para uma vida acadêmica, mas que possam contribuir com o sentimento de pertença social desses sujeitos.

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Biografia do Autor

Carina Elisabeth Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3765-3139 E-mail: carina22em@gmail.com

Adriana Aparecida Burato Marques Buytendorp, Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul.

Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6805-6949 E-mail: adribuy@uol.com.br

Stéfani Quevedo de Meneses, Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul.

Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS). 

https://orcid.org/0000-0002-5108-1651 E-mail: stefani.m.quevedo@gmail.com

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Publicado

2019-05-05

Como Citar

MACIEL, C. E.; BUYTENDORP, A. A. B. M.; MENESES, S. Q. de. POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO SUPERIOR: acesso e permanência para estudantes com deficiência em uma universidade federal. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 3, n. 3, p. 114–135, 2019. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n3.114-135. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5638. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos/Ensaios