Inclusão Escolar: O Desafio de Um Novo Paradigma de Escola

  • Jeane Rodella Assunção
Palavras-chave: Educação Inclusiva, Inclusão Escolar, Paradigma da Ciência

Resumo

O estudo aborda o processo de transição paradigmática da ciência moderna para a ciência pós-moderna. Buscou-se analisar a ressignificação da Educação Inclusiva na escola, caracterizar o paradigma dominante e emergente, identificar os paradigmas da institucionalização, descrever as tipologias de escola tradicional, integrativa e inclusiva. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica onde se se constituiu a análise da literatura publicada em livros, artigos de revistas impressas e eletrônicas. O estudo incluiu 17 referenciais indexados na base de dados: Scielo e Google acadêmico. A crise do paradigma aponta os contornos do paradigma emergente na perspectiva da efetiva inclusão escolar. Refere-se à Educação Inclusiva como um novo processo de produção e de apropriação do conhecimento e como uma nova forma de estar na relação.

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Biografia do Autor

Jeane Rodella Assunção
Doutoranda em Ciências da Educação – UC. Servidora Pública da Prefeitura Municipal de Salvador/BA – SMED. Professora de Metodologia da Pesquisa Científica e Projetos dos cursos de Pós-graduação da Atualiza Cursos. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital – LTI - Universidade Federal de Sergipe
Publicado
2017-12-22
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Como Citar
Assunção, J. R. (2017). Inclusão Escolar: O Desafio de Um Novo Paradigma de Escola. Plurais Revista Multidisciplinar, 2(3), 64-77. https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n3.64-77
Seção
Estudos/Ensaios