Um Recorte Histórico das Políticas da Educação de Jovens e Adultos no Município de São Paulo para Pensar: Os Desafios Contemporâneos Dessa Modalidade De Ensino
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%25pPalavras-chave:
EJA. Políticas públicas. Pesquisa.Resumo
O artigo traz um histórico das políticas relativas à Educação de Jovens e Adultos, no município de São Paulo, desde 1989, para identificar os avanços e retrocessos dessa modalidade, bem como alguns fenômenos que se revelam no desenvolvimento das iniciativas, que apontam os desafios contemporâneos dessa modalidade de ensino, entre os quais destacamos a juvenilização do público que a acessa. O recorte histórico e sociopolítico proposto aponta para questões que ensejam pesquisa e as considerações finais apontam para o fato de que o maior desafio contemporâneo para a EJA seja o reconhecimento de que sua identidade vem mudando no tempo, sem que os problemas que já se encontravam em seu surgimento tenham sido superados e sem que se tenha percebido suas mudanças com clareza. Além disso, esse reconhecimento sugere duas consequências de natureza complexa: a necessidade de revisão dos problemas que assolam o próprio ensino regular, por um lado, e a necessidade de identificação de necessidades com consequente criação de alternativas para atender as demandas efetivas de uma escolarização supletiva que se impõem na contemporaneidade, por outro.Downloads
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Publicado
2016-08-29
Como Citar
CORTE, L. C.; ROGGERO, R. Um Recorte Histórico das Políticas da Educação de Jovens e Adultos no Município de São Paulo para Pensar: Os Desafios Contemporâneos Dessa Modalidade De Ensino. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 2, 2016. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2677. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Temático
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