Um Recorte Histórico das Políticas da Educação de Jovens e Adultos no Município de São Paulo para Pensar: Os Desafios Contemporâneos Dessa Modalidade De Ensino

Autores

  • Luciane Cristina Corte UNINOVE-SP
  • Rosemary Roggero UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%25p

Palavras-chave:

EJA. Políticas públicas. Pesquisa.

Resumo

O artigo traz um histórico das políticas relativas à Educação de Jovens e Adultos, no município de São Paulo, desde 1989, para identificar os avanços e retrocessos dessa modalidade, bem como alguns fenômenos que se revelam no desenvolvimento das iniciativas, que apontam os desafios contemporâneos dessa modalidade de ensino, entre os quais destacamos a juvenilização do público que a acessa. O recorte histórico e sociopolítico proposto aponta para questões que ensejam pesquisa e as considerações finais apontam para o fato de que o maior desafio contemporâneo para a EJA seja o reconhecimento de que sua identidade vem mudando no tempo, sem que os problemas que já se encontravam em seu surgimento tenham sido superados e sem que se tenha percebido suas mudanças com clareza. Além disso, esse reconhecimento sugere duas consequências de natureza complexa: a necessidade de revisão dos problemas que assolam o próprio ensino regular, por um lado, e a necessidade de identificação de necessidades com consequente criação de alternativas para atender as demandas efetivas de uma escolarização supletiva que se impõem na contemporaneidade, por outro.

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Biografia do Autor

Luciane Cristina Corte, UNINOVE-SP

Mestre em Educação pela UNINOVE-SP. Docente da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Atua num Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA).

Rosemary Roggero, UNINOVE

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade, pela PUCSP. Docente, pesquisadora do Programa de Pós-Graudação em Educação (PPGE) e do Programa de Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho, UNINOVE-SP.

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Publicado

2016-08-29

Como Citar

CORTE, L. C.; ROGGERO, R. Um Recorte Histórico das Políticas da Educação de Jovens e Adultos no Município de São Paulo para Pensar: Os Desafios Contemporâneos Dessa Modalidade De Ensino. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 2, 2016. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2677. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático