O Programa Saúde na Escola (PSE) no estado de Pernambuco
Da caracterização do cenário à efetividade da política nos municípios
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.19912Palavras-chave:
Educação, Pernambuco, Programa Saúde na Escola, SaúdeResumo
O texto aborda a temática das políticas intersetoriais de Educação e Saúde, destacando as ações desenvolvidas no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE) no estado de Pernambuco. Por meio de pesquisa documental e de campo, tendo a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados e a análise semântica como técnica de categorização destes, foram escolhidos sujeitos diretamente envolvidos na efetivação de tal política, oriundos de 14 municípios pernambucanos, como amostra representativa. Os resultados apresentaram que o setor da Educação é solapado nas ações do PSE em Pernambuco, quando do delineamento das ações no contexto do chão da escola. Conclui-se que a falta de dados sobre a implementação e avaliação do Programa, por parte das secretarias municipais de Educação, prejudica o acompanhamento da efetividade do mesmo. Por fim, são apresentados caminhos para superação dos problemas decorrentes da má implementação do PSE enquanto política pública intersetorial que tange à Educação.
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