O Programa Saúde na Escola (PSE) no estado de Pernambuco

Da caracterização do cenário à efetividade da política nos municípios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.19912

Palavras-chave:

Educação, Pernambuco, Programa Saúde na Escola, Saúde

Resumo

O texto aborda a temática das políticas intersetoriais de Educação e Saúde, destacando as ações desenvolvidas no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE) no estado de Pernambuco. Por meio de pesquisa documental e de campo, tendo a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados e a análise semântica como técnica de categorização destes, foram escolhidos sujeitos diretamente envolvidos na efetivação de tal política, oriundos de 14 municípios pernambucanos, como amostra representativa. Os resultados apresentaram que o setor da Educação é solapado nas ações do PSE em Pernambuco, quando do delineamento das ações no contexto do chão da escola. Conclui-se que a falta de dados sobre a implementação e avaliação do Programa, por parte das secretarias municipais de Educação, prejudica o acompanhamento da efetividade do mesmo. Por fim, são apresentados caminhos para superação dos problemas decorrentes da má implementação do PSE enquanto política pública intersetorial que tange à Educação.

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Biografia do Autor

Wellington Lins de Souza, Centro Universitário Uninovo

Professor do Centro Universitário da Uninovo.

Vilde Gomes de Menezes, Universidade Federal de Pernambuco

Professor da Universidade Federal de Pernambuco.

Thiago Rodrigo Fernandes da Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Professor da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

SOUZA, W. L. de; MENEZES, V. G. de; SANTOS, T. R. F. da S. O Programa Saúde na Escola (PSE) no estado de Pernambuco: Da caracterização do cenário à efetividade da política nos municípios. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 8, n. 00, p. e023025, 2023. DOI: 10.29378/plurais.v8i00.19912. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/19912. Acesso em: 23 dez. 2024.