A saúde mental do docente na Pós-Graduação Stricto Sensu

Uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.19404

Palavras-chave:

Saúde mental, Sofrimento psíquico, Pós-graduação stricto sensu, Docente, Revisão de literatura

Resumo

A presente investigação teve como objetivo mapear o atual estado do conhecimento relacionado à saúde mental e ao sofrimento psíquico dos professores de programas de pós-graduação stricto sensu no contexto brasileiro. Por meio de uma revisão bibliográfica, analisou-se artigos científicos publicados entre os anos de 2019 e 2023. O levantamento sistemático foi realizado nas plataformas Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O corpus desta revisão constituiu-se de 10 artigos, que foram submetidos a um rigoroso processo de análise. Os resultados evidenciaram uma degradação e subvalorização da profissão docente/pesquisador. Os docentes que atuam na pós-graduação enfrentam condições de trabalho precárias e não recebem o devido reconhecimento pelas atividades desempenhadas. Entre os desafios identificados estão a intensificação do trabalho docente, a burocratização da profissão e a pressão por produtividade.

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Biografia do Autor

Emanoela Thereza M. de M. Glatz, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda e mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Solange Franci R. Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Luciana M. Caetano, Universidade de São Paulo

Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Líder do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Moral (GPDM).

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

GLATZ, E. T. M. de M.; YAEGASHI, S. F. R.; CAETANO, L. M. A saúde mental do docente na Pós-Graduação Stricto Sensu: Uma revisão de literatura . Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 9, n. esp.1, p. e024017, 2024. DOI: 10.29378/plurais.v9iesp.1.19404. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/19404. Acesso em: 21 dez. 2024.