A saúde mental do docente na Pós-Graduação Stricto Sensu
Uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.19404Palavras-chave:
Saúde mental, Sofrimento psíquico, Pós-graduação stricto sensu, Docente, Revisão de literaturaResumo
A presente investigação teve como objetivo mapear o atual estado do conhecimento relacionado à saúde mental e ao sofrimento psíquico dos professores de programas de pós-graduação stricto sensu no contexto brasileiro. Por meio de uma revisão bibliográfica, analisou-se artigos científicos publicados entre os anos de 2019 e 2023. O levantamento sistemático foi realizado nas plataformas Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O corpus desta revisão constituiu-se de 10 artigos, que foram submetidos a um rigoroso processo de análise. Os resultados evidenciaram uma degradação e subvalorização da profissão docente/pesquisador. Os docentes que atuam na pós-graduação enfrentam condições de trabalho precárias e não recebem o devido reconhecimento pelas atividades desempenhadas. Entre os desafios identificados estão a intensificação do trabalho docente, a burocratização da profissão e a pressão por produtividade.
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