De que diversidade estamos falando?

Os bebês na condição intersexuada, suas famílias e os desafios da escola de educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.19397

Palavras-chave:

Condição intersexuada, Bebês, Educação infantil, Diversidade, Família

Resumo

O artigo pretende refletir acerca de dificuldades sofridas pelos pais de bebês que vivem com a condição de intersexualidade mais comum, a Hiperplasia da Adrenal Congênita (HAC), destacando os desafios de inserção na educação infantil (EI). É de cunho retrospectivo de análise de narrativas, com base no método qualitativo documental. Retoma dados de uma pesquisa doutoral, que investigou a percepção de profissionais de saúde e de pais sobre bebês nascidos nessa condição. O recorte emerge das narrativas das famílias e os desafios de lidarem com as escolas, a partir da realidade vivenciada. Apresenta o arcabouço jurídico como um dispositivo importante à inclusão, mas as repercussões políticas sociais da conjuntura hegemônica fazem persistir a invisibilidade dessas crianças. Conclui-se que o redesenho da EI para a inclusão efetiva requer ação intersetorial que envolva diferentes atores, sobretudo, as crianças.

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Biografia do Autor

Isabella Regina Gomes de Queiroz, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Psicóloga e Doutora em Medicina e Saúde Humana (EBMSP). Professora Adjunta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. 3

Silvanne Ribeiro-Velázquez, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Psicologia da Educação (Universitat de Barcelona). Pós doutora em Estudos em Letramentos na Primeira Infância - Benemérita Universidad Autónoma de Puebla/México (BUAP). Professora Adjunta da Faculdade de Educação - (UFBA) – Departamento I).

Carlos Alberto Ferreira Danon, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Doutor em Medicina e Saúde Humana (EBMSP). Professor Adjunto da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

QUEIROZ, I. R. G. de; RIBEIRO-VELÁZQUEZ, S.; DANON, C. A. F. De que diversidade estamos falando? : Os bebês na condição intersexuada, suas famílias e os desafios da escola de educação infantil. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 9, n. esp.1, p. e024003, 2024. DOI: 10.29378/plurais.v9iesp.1.19397. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/19397. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Saúde, Saúde Mental e Subjetividade na Educação Básica e Educação Profissional