Saúde mental e dimensões da vivência acadêmica de estudantes universitários da Universidade Federal da Bahia, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.19372

Palavras-chave:

Estudantes universitários, Ensino superior, Saúde mental, Universidades, Vivência acadêmica

Resumo

A Vivência Acadêmica em Psicologia, composta por cinco dimensões, refere-se ao conjunto de experiências e aspectos socioemocionais vivenciados pelos estudantes durante a sua trajetória na Universidade. Nessa perspectiva, este estudo quantitativo, de corte transversal, do tipo analítico exploratório, objetivou realizar o levantamento e descrever as dimensões da Vivência Acadêmica de graduandos dos campi da Universidade Federal da Bahia em 2021. A coleta de dados consistiu na aplicação dos instrumentos: Questionário Socioeconômico-demográfico e o Questionário de Vivências Acadêmicas na sua versão reduzida (QVA-r), com escala Likert de 5 pontos. Como resultados, participaram deste estudo 509 graduandos, sendo 367 (71,2%) do gênero feminino e 142 (27,9%) do gênero masculino, com idade média de 24,06 anos (DP=6,56). Os resultados evidenciam ainda, após serem submetidos às análises quantitativas, que a dimensão Carreira exerce um papel importante para os estudantes (M=3,77; DP=0,73).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael A. Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Membro do Grupo de Pesquisa em promoção da saúde e qualidade de vida – IAHC/UFBA.

Maria Beatriz B. do Carmo, Universidade Federal da Bahia

Membro do Grupo de Pesquisa em promoção da saúde e qualidade de vida – IAHC/UFBA. Professora do Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (PPGEISU/UFBA).

Renata Meira Véras, Universidade Federal da Bahia

Líder do Grupo de Pesquisa em promoção da Saúde e qualidade de vida – IAHC/UFBA. Professora Associada do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde na UFBA e Membro Permanente do Programa de Pós-graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade da UFBA e do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFBA.

Referências

ALMEIDA, Leandro Soares; SOARES, Ana Paula; FERREIRA, Joaquim Armando Gomes. Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r): avaliação do ajustamento dos estudantes universitários. Avaliação Psicológica, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 81-93, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/9XbYPGwbZK9VMvBXcV8qHmP/?lang=pt. Acesso em: 20 ago. 2023.

ALMEIDA, Leandro Soares; CASANOVA, Joana. Desenvolvimento psicossocial e sucesso acadêmico no Ensino Superior. In: VEIGA, F. H. (org.). Psicologia da Educação: Temas de Aprofundamento Científico para a Educação XXI. Lisboa: Climepsi Editores, 2019. p. 101-128. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/63168. Acesso em: 09 abr. 2023.

ALMEIDA, Leandro Soares; FERREIRA, Joaquim Armando Gomes; SOARES, Ana Paula. Questionário de Vivências Académicas: construção e validação de uma versão reduzida (QVA-r). Revista Portuguesa de Pedagogia, [S. l.], n. 3, p. 181-207, 1999. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/12080/1/Almeida%2C%20Ferreira%20%26%20Soares%2C%201999.pdf. Acesso em: 30 out. 2023.

ALMEIDA, Leandro Soares.; SOARES, Ana Paula.; FERREIRA, Joaquim Armando Gomes. Adaptação, rendimento e desenvolvimento dos estudantes no ensino superior: Construção/validação do Questionário de Vivências Acadêmicas. Methodus: Revista Científica e Cultural, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 03-20, 2001. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277093023_Adaptacao_rendimento_e_desenvolvimento_dos_estudantes_no_Ensino_Superior_construcao_do_questionario_de_vivencias_academicas. Acesso em: 23 set. 2023.

ALMEIDA, Maria Elisa Grijó Guahyba de; PINHO, Luís Ventura de. Adolescência, família e escolhas: implicações na orientação profissional. Psicologia Clínica, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 173-184, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pc/a/VbGsdYdh6fCxv7WpkX3S9Lr/?lang=pt. Acesso em: 13 abr. 2023.

ALMEIDA, Leandro Soares; CRUZ, José Fernando. Transição e adaptação académica: reflexões em torno dos alunos do 1o ano da Universidade do Minho. Comunicação apresentada no Congresso Ibérico Ensino Superior em Mudança: tensões e possibilidades. Braga, 2010. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/11543. Acesso em: 10 ago. 2023.

ANDIFES. Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos das Universidades Federais. Uberlândia, 2019. Disponível em: https://www.andifes.org.br/?p=79639. Acesso em: 26 ago. 2023.

ANDRADE, Antonio dos Santos; TIRABOSCHI, Gabriel Arantes; ANTUNES, Natália Amaral; et al. Vivências Acadêmicas e Sofrimento Psíquico de Estudantes de Psicologia. Psicol. cienc. prof., [S. l.], v. 36, n. 4, p. 831-846, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/RTkfTtDv3sRKHGT7J3zPMZC/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 ago. 2023.

BARDAGI, Marucia Patta; HUTZ, Cláudio Simon. “Não havia outra saída”: percepções de alunos evadidos sobre o abandono do curso superior. Psico-USF, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 95–105, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusf/a/v74yVrtsghWs7HNPjzPN5VF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 jul. 2023.

BARROS, Mariana. A relevância e a qualidade da vivência acadêmica: Um percurso de formação activa. In: POUZADA, A. S.; ALMEIDA, L. S.; VASCONCELOS, R. M. (org.). Contextos e dinâmicas da vida acadêmica. Portugal: Guimarães, 2002. p. 99-106. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/12114/1/Soares,%20Vasconcelos%20%26%20Almeida,%202002.pdf. Acesso em: 14 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Marco Legal: saúde, um direito de adolescentes. Secretaria de Atenção à Saúde, Área de Saúde do Adolescente e do Jovem. Brasília, DF: Editora do Ministério da Saúde, 2021. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/07_0400_M.pdf. Acesso em: 30 out. 2023.

CARDOSO, Lucila Moraes; GARCIA, Christiane Souza; SCHROEDER, Fernanda Tedeschi. Vivência acadêmica de alunos ingressantes no curso de Psicologia. Psicol. Ensino & Form., [S. l.], v. 6, n. 2, p. 05-17, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-20612015000200002. Acesso em: 17 ago. 2023.

CARVALHO, Rainara Ferreira; SAMPAIO, Sócrates Sousa; SENA, Yasmin Silva; COSTA, Ilka Lorena de Oliveira Farias. Raça e Saúde Mental no Ensino Superior: uma revisão sistemática. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 9, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/353633242_Raca_e_Saude_Mental_no_Ensino_Superior_Uma_revisao_sistematica. Acesso em: 24 fev. 2023.

CERCHIARI, Edineia Albino Nunes; CAETANO, Dorgival; FACCENDA, Odival. Prevalência de transtornos mentais menores em estudantes universitários. Estudos de Psicologia, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 413- 420, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/gScqTGYW6XWJXyndtMtb4nN/?lang=pt. Acesso em: 24 fev. 2023.

COULON, Alain. O ofício de estudante: a entrada na vida universitária. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 43, n. 4, p. 239-1250, 2017. Disponível em https://www.scielo.br/j/ep/a/Y8zKhQs4W7NYgbCtzYRP4Tb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 24 nov. 2023.

CREPALDI, Maria Aparecida et al. Terminalidade, morte e luto na pandemia de COVID-19: demandas psicológicas emergentes e implicações práticas. Estudos de Psicologia, [S. l.], v. 37, 2020. Disponível em https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43734. Acesso em: 26 nov. 2023.

DALBOSCO, Simone Nenê Portela. Adaptação acadêmica no ensino superior: estudos com ingressantes. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia) – Universidade São Francisco, Campinas, SP, 2018. Disponível em https://www.usf.edu.br/galeria/getImage/427/10206329435389866.pdf. Acesso em: 24 mar. 2023.

DANTAS, Clarissa de Rosalmeida; CASSORLA, Rooselvet Moisés Smeke. O luto nos tempos da COVID-19: desafios do cuidado durante a pandemia. Rev. Latinoam. Psicopatol. Fundam., [S. l.], v. 23, n. 3. 2020. Disponível em https://www.scielo.br/j/rlpf/a/SgtgR9xSwqBSYjr5Mm3WSwG/. Acesso em: 09 mar. 2023.

DINIZ, Rosa Virgínia, GOERGEN, Pedro. Educação Superior no Brasil: panorama da contemporaneidade. Avaliação, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 573-593, 2019. Disponível em https://www.scielo.br/j/aval/a/KWJWLBpHPFjBKbzSXw7TStb/?lang=pt. Acesso em: 09 mar. 2023.

FIOROTTI, Karoline Pedroti; ROSSONI, Renzo Roldi; BORGES, Luiz Henrique; MIRANDA, Angélica Espinosa. Transtornos mentais comuns entre os estudantes do curso de medicina: prevalência e fatores associados. J. bras. psiquiatr., [S. l.], v. 59, n. 1, 2010. Disponível em https://www.scielo.br/j/jbpsiq/a/SDYGfzZpxLZd6BrwPZBttPj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 mar. 2023.

GRANER, Karen Mendes; CERQUEIRA, Ana Teresa de Abreu Ramos. Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Ciência & Saúde Coletiva, [S. l.], v. 24, p. 1327-1346, 2019. Disponível em https://www.scielo.br/j/csc/a/RLFrGpHpQKgkYpwXvHx3B3b/abstract/?lang=pt. Acesso em: 09 out. 2023.

GOLDSTEIN, Thaís. Acolhimento de mal-estar da comunidade universitária é debatido com intensa participação do público. Universidade Federal da Bahia. Edgar Digital, 2018. Disponível em: https://www.ufba.br/ufba_em_pauta/acolhimento-de-mal-estar-da-comunidade-universit%C3%A1ria-%C3%A9-debatido-com-intensa. Acesso em: 21 out. 2023.

GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 98-109, 2012. Disponível em http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/5_Gomes_N%20L_Rel_etnico_raciais_educ%20e%20descolonizacao%20do%20curriculo.pdf. Acesso em: 09 out. 2023.

GRANADO, José Inácio Fernandes. Vivência acadêmica de universitários brasileiros: estudo de validade e precisão do QVA-r. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade São Francisco, Itatiba, SP, 2004. Disponível em https://www.scienceopen.com/document?vid=ed7f0980-d418-4d80-8081-b330c22989dc. Acesso em: 26 out. 2023.

HAUKOOS, Jason; LEWIS, Roger. Advanced statistics: Bootstrapping confidence intervals for statistics with “difficult” distributions. Academic Emergency Medicine, [S. l.], v. 12, n. 4, p. 360-365, 2005. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15805329/. Acesso em: 09 out. 2023.

HILL, Manuela Magalhães; HILL, Andrew. Investigação por questionário. 2ª ed. Ed. Lisboa: Sílabo. 2022. Disponível em https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/8497. Acesso em: 09 mar. 2023.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 no Brasil. 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2020/apresentacao_pesquisa_covid19_censo_escolar_2020.pdf. Acesso em: 13 abr. 2023.

JUNIOR, Thomaz Wood; TRIVELLI, Andressa. A transformação do ensino superior no Brasil: um estudo de caso sobre a criação de um grande grupo educacional privado. Cad. EBAPE.BR, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 259-275, 2022. Disponível em https://www.scielo.br/j/cebape/a/VqkVjgQLnynnSBWTpV4PYRQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 mar. 2023.

LAI, Jianbo; MA, Simeng; WANG, Ying, et al. Factors Associated With Mental Health Outcomes Among Health Care Workers Exposed to Coronavirus Disease 2019. JAMA Netw Open, [S. l.], v. 3, n. 3, 2020. Disponível em https://jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2763229. Acesso em: 01 mar. 2023.

LIMA, Maria Cristina Pereira; DOMINGUES, Mariana de Souza; CERQUEIRA, Ana Teresa de Abreu Ramos. Prevalência e fatores de risco para transtornos mentais comuns entre estudantes de medicina. Revista de Saúde Pública, [S. l.], v. 40, n. 6, p. 1035-1041, 2006. Disponível em https://www.scielo.br/j/rsp/a/8XR4gYNpWjfPQLgyj6CVDtR/?lang=pt. Acesso em: 01 mar. 2023.

LEÃO, Thiago Marques, IANNI, Aurea Maria Zöllner, GOTO, Carine Sayuri. Individualização e sofrimento psíquico na universidade: entre a clínica e a empresa de si. Humanidades & Inovação, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 131- 143, 2019. Acesso em: 09 set. 2023.

LEÃO, Thiago Marques; GOTO, Carine Sayuri; IANNI, Aurea Maria Zöllner Covid-19 e saúde mental de estudantes universitários: uma revisão crítica da literatura internacional. Revista de Psicologia da UNESP, [S. l.], v. 20, n. 1, 2021. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/003121626. Acesso em: 05 abr. 2023.

MAGALHÃES, Mauro de Oliveira. Sucesso e fracasso na integração do estudante à universidade: um estudo comparativo. Rev. bras. orientac. prof., [S. l.], v. 14, n. 2, p. 215-226. 2013. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902013000200007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 09 mar. 2023.

MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria; ALMEIDA, Leandro Soares. Abordagem de competências, desenvolvimento humano e educação superior. Psic.: Teor. e Pesq., [S. l.], v. 32, 2016. Disponível em https://www.scielo.br/j/ptp/a/XpJ5LQbmPjGfSPNcr4rLXzN/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 mar. 2023.

MARÔCO, João; BISPO, Regina Maria Baltazar. Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Humanas. 1. ed. Lisboa: Climepsi. 2003. Disponível em: https://bibliografia.bnportugal.gov.pt/bnp/bnp.exe/registo?1186276. Acesso em: 29 mar. 2023.

MARÔCO, João. Análise Estatística com a utilização do SPSS. 3. ed. Lisboa: Sílabo. 2007. Disponível em https://books.google.com.br/books/about/An%C3%A1lise_estat%C3%ADstica_com_utiliza%C3%A7%C3%A3o_d.html?hl=pt-PT&id=YrV1PgAACAAJ&redir_esc=y. Acesso em: 04 mar. 2023.

MATA, Ingrid Ribeiro Soares da et al. As implicações da pandemia da COVID-19 na saúde mental e no comportamento das crianças. Residência Pediátrica, [S. l.], v. 10, n. 3, 2020. Disponível em https://residenciapediatrica.com.br/detalhes/643/as%20implicacoes%20da%20pandemia%20da%20covid-19%20na%20saude%20mental%20e%20no%20comportamento%20das%20criancas. Acesso em: 09 mar. 2023.

MAZÉ, Corinne, VERLHIAC, Jean-François. Stress et stratégies de coping d’étudiants en première année universitaire: Rôles distinctifs de facteurs transactionnels et dispositionnels. Psychologie Française, [S. l.], v. 58, n. 2, p. 89–105. 2013. Disponível em https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0033298412000787. Acesso em: 02 mar. 2023.

MOGNON, Jocemara Ferreira; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Relação entre vivência acadêmica e os indicadores de desenvolvimento de carreira em universitários. Rev. bras. orientac. prof, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 227-237, 2013. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902013000200008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 set. 2022.

PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro. Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020. Disponível em https://editorailustracao.com.br/livro/desafios-da-educacao-em-tempos-de-pandemia. Acesso em 09 mar. 2023.

POLYDORO, Soely Aparecida Jorge. O trancamento de matrícula na trajetória acadêmica do universitário: condições de saída e de retorno à instituição. 2000. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2000. Disponível em https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/206094. Acesso em: 09 mar. 2023.

PORTA-NOVA, Rui Manuel Marques do Monte. Adaptabilidade, competências pessoais e bem-estar psicológico de jovens do ensino superior na área das ciências da saúde. 2009. Tese (Doutorado em Saúde Mental) – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Porto, 2009. Disponível em https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/24450/2/Dissertao%20de%20Doutoramento%20Rui%20PortaNova.pdf. Acesso em: 09 mar. 2023.

PROPLAN. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento da Universidade Federal da Bahia. Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal da Bahia 2018-2022. Universidade Federal da Bahia, 2022. Disponível em: https://proplan.ufba.br/sites/proplan.ufba.br/files/pdi-2018-2022.pdf. Acesso em: 20 out. 2023.

OLIVEIRA, Cristiano de Souza. A Universidade promotora de saúde: uma revisão de literatura. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. Disponível em https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23569. Acesso em: 23 set. 2023.

RODRIGUES, R. N. G. Impactos da covid-19 sobre hábitos de vida e saúde mental de estudantes adolescentes: estresse, ansiedade e estratégias de Coping. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66136. Acesso em: 23 set. 2023.

ROGERS, Adam et al. Trajectories of positive and negative affect across the transition to college: The role of daily interactions with parents and friends. Developmental Psychology, [S. l.], v. 54, n. 11, p. 2181–2192, 2018. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30284880. Acesso em: 09 mar. 2023.

SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos.; SUEHIRO, Adriana Cristina Bouloça. Instrumentos de avaliação da integração e da satisfação acadêmica: estudo de validade. Revista Galego-portuguesa de Psicoloxía e Educación, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 107-119, 2007. Disponível em https://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/7055. Acesso em: 13 abr. 2023.

SCHLEICH, Ana Lucia Righi; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior. Avaliação Psicológica, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 11-20, 2006. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712006000100003. Acesso em: 23 out. 2023.

SCHLEICH, Ana Lucia Righi. Integração na educação superior e satisfação acadêmica de estudantes ingressantes e concluintes. 2006. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2006. Disponível em https://repositorioslatinoamericanos.uchile.cl/handle/2250/1344917. Acesso em: 24 ago. 2023.

SEMESP. Associação Profissional das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior. Mapa do Ensino Superior no Brasil 2023. 2023. Disponível em: https://www.semesp.org.br/mapa/. Acesso em: 04 ago. 2023.

SOARES, Adriana Benevides; POUBE, Lincoln Nunes; MELLO, Thatiana Valory dos Santos. Habilidades sociais e adaptação acadêmica: um estudo comparativo em instituições de ensino público e privado. Aletheia, [S. l.], v. 29, p. 27-42, 2009. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942009000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 14 fev. 2023.

SOARES, Adriana Benevides; MOURÃO, Luciana; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; MELLO, Thatiana Valory dos Santos. Habilidades Sociais e Vivência Acadêmica de Estudantes Universitários. Interação Psicol., [S. l.], v. 19, n. 2, p. 211-223, 2015. Disponível em https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/31663. Acesso em: 14 fev. 2023.

SOARES, Ana Paula., GUISANDE, Maria Adelina., ALMEIDA, Leandro Soares. Autonomía y ajuste acadêmico: un estudio con estudiantes portugueses de primer año. International Journal of Clinical and Health Psychology, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 753-765, 2007. Disponível em http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/12067. Acesso em: 31 out. 2023.

STI. Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade Federal da Bahia. SiacWeb. Universidade Federal da Bahia, 2023. Disponível em: https://www.sti.ufba.br/servicos/siacweb. Acesso em: 29 dez. 2023.

TABACHNICK, Barbara.; FIDELL, Linda. Using multivariate statistics. Boston, MA: Allyn and Bacon. 2001. Disponível em https://www.pearsonhighered.com/assets/preface/0/1/3/4/0134790545.pdf. Acesso em: 14 jul. 2023.

TEIXEIRA, Carmen Fontes de Souza., et al. A saúde dos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia de Covid- 19. Ciência & Saúde Coletiva, [S. l.], v. 25, n. 9, p. 3465-3474, 2020. Disponível em https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34355/1/A%20sa%C3%BAde%20dos%20profissionais%20de%20sa%C3%BAde%20no%20enfrentamento.pdf. Acesso em: 17 mar. 2023.

VERAS, Marcelo Frederico Augusto dos Santos. Acolhimento do mal-estar da comunidade universitária. Rev Edgar Digital, Universidade Federal da Bahia, 2018. Disponível em: https://www.ufba.br/ufba_em_pauta/programa-de-saúde-mental-oferece-escuta-acessíveltoda-comunidade. Acesso em: 10 set. 2023.

WENDLANDT, Nancy., ROCHLEN, Aaron. Addressing the college-to-work transition: Implications for university career counselors. Journal of Career Development, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 151–165, 2008. Disponivel em https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0894845308325646. Acesso em: 16 out. 2023.

XAVIER, Alessandra; NUNES, Ana Ignêz Belém Lima; SANTOS, Michelle Steiner dos. Subjetividade e sofrimento psíquico na formação do Sujeito na Universidade. Rev. Mal-Estar Subj., [S. l.], v. 8, n. 2, p. 427-451, 2008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-61482008000200008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 31 out. 2023.

Publicado

2024-07-12

Como Citar

OLIVEIRA, R. A.; CARMO, M. B. B. do; VÉRAS, R. M. Saúde mental e dimensões da vivência acadêmica de estudantes universitários da Universidade Federal da Bahia, Brasil. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 9, n. esp.1, p. e024015, 2024. DOI: 10.29378/plurais.v9iesp.1.19372. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/19372. Acesso em: 17 jul. 2024.