Segregação hierárquica na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.18164Palavras-chave:
Segregação hierárquica, Rede Federal de Educação Profissional, Científica e TecnológicaResumo
O trabalho tem por objetivo analisar a desigualdade de gênero, especificamente o mecanismo da segregação hierárquica ou vertical na ocupação dos cargos e funções de dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica a partir de dados disponíveis na Plataforma Nilo Peçanha, do ano de 2023. A pesquisa utilizou abordagens qualitativas e quantitativas, selecionando os dados disponíveis dos(as) servidores(as), quais sejam, idade, sexo, escolaridade e tempo de serviço, para analisar o perfil dos dirigentes da referida rede de ensino. O estudo indicou que, na ocupação dos cargos de dirigentes, Reitores (as), Pró-Reitores(as) e Diretores(as) Gerais, existe uma sub-representação feminina, mesmo quando as mulheres são dotadas de características produtivas idênticas ou superiores às de seus congêneres do sexo masculino, apontando, assim, também nesta área da administração pública federal, a consolidação das desigualdades de gênero e a maior ascensão profissional do homem na medida em que se sobe a escala hierárquica.
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