Estresse ocupacional de professores de um Instituto Federal durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.17884

Palavras-chave:

Estresse ocupacional, Professores escolares, Covid-19

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o nível de estresse no ambiente de trabalho dos professores do Ensino Médio e Técnico do Instituto Federal de Brasília (IFB) durante a pandemia. Pesquisa analítica, quantitativa e transversal, realizada em 10 campi da instituição, com a participação de 250 professores. Foi utilizado a plataforma Google Forms contendo perguntas sobre dados sociodemográficos e de trabalho e a Escala de Estresse no Trabalho (EET). A maioria dos professores apresentou níveis elevados e intermediários de estresse (59,6%). Os níveis mais elevados de estresse foram no sexo feminino, aqueles com treinamento insatisfatório para o ensino remoto, que apresentaram atestados médicos relacionados ao estresse e que trabalhavam em três turnos (p≤0,05). As dimensões Autonomia e Controle, Papéis e Ambiente de Trabalho destacaram-se como as que apresentaram maiores níveis de estresse, enquanto Relacionamento com o Chefe foi a menos afetada.

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Biografia do Autor

Sandra Bispo, Instituto Federal de Brasília

 

Docente do Instituto Federal de Brasília. Mestre em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade da Ulbra.

Ana Maria Vieira dos Santos, Universidade Luterana do Brasil

Professora do Mestrado em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade.

Guilherme Arossi, University of Maryland

Professor do Departamento de Clínica Geral.

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

BISPO, S.; SANTOS, A. M. V. dos; AROSSI, G. Estresse ocupacional de professores de um Instituto Federal durante a pandemia. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 9, n. esp.1, p. e024016, 2024. DOI: 10.29378/plurais.v9iesp.1.17884. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/17884. Acesso em: 17 jul. 2024.