Estresse ocupacional de professores de um Instituto Federal durante a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.v9iesp.1.17884Palavras-chave:
Estresse ocupacional, Professores escolares, Covid-19Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar o nível de estresse no ambiente de trabalho dos professores do Ensino Médio e Técnico do Instituto Federal de Brasília (IFB) durante a pandemia. Pesquisa analítica, quantitativa e transversal, realizada em 10 campi da instituição, com a participação de 250 professores. Foi utilizado a plataforma Google Forms contendo perguntas sobre dados sociodemográficos e de trabalho e a Escala de Estresse no Trabalho (EET). A maioria dos professores apresentou níveis elevados e intermediários de estresse (59,6%). Os níveis mais elevados de estresse foram no sexo feminino, aqueles com treinamento insatisfatório para o ensino remoto, que apresentaram atestados médicos relacionados ao estresse e que trabalhavam em três turnos (p≤0,05). As dimensões Autonomia e Controle, Papéis e Ambiente de Trabalho destacaram-se como as que apresentaram maiores níveis de estresse, enquanto Relacionamento com o Chefe foi a menos afetada.
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